Assistência e UFS discutem ampliação dos projetos através de parceria

Assistência Social e Cidadania
23/11/2018 16h35

A Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju busca sempre fortalecer as parcerias que obtiveram sucesso ao longo do desenvolvimento dos seus projetos e ações. Uma grande parceira da pasta é a Universidade Federal de Sergipe (UFS), que sempre está de portas abertas para dialogar e prestar serviços através dos três pilares da universidade, que são o ensino, a extensão e a pesquisa. Na manhã desta sexta-feira, 23, foi realizada uma reunião na Pró-Reitoria da instituição, com representantes das diretorias de Direitos Humanos, Proteção Social e Segurança Alimentar e Nutricional e das coordenadorias de Benefícios e do Observatório Social de Aracaju. O objetivo foi discutir a possibilidade de ampliação do trabalho feito em conjunto.

Essa parceria entre a Assistência e a UFS tem rendido bons frutos. O projeto ‘Cultivando Cidadania’, promovido pela Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (DSAN), recebe estudantes dos cursos de Nutrição e Agronomia, que entrelaçam o conhecimento e a prática com a perspectiva de contribuir com sucesso do projeto de inclusão produtiva.

Na oportunidade, o diretor da DSAN, Ivan Siqueira, pontuou a necessidade de consolidar a parceria com a UFS, para fazer com que o projeto cresça e seja cada vez mais explorado pelos estudantes. “Estamos buscando complementar o nosso projeto com as experiências concretas que a Universidade, em especial, que o Departamento de Agronomia tem elaborado no que diz respeito às questões agrícolas. Queremos fazer com que o Cultivando Cidadania sirva como um local onde eles possam exercer práticas da extensão universitária com mais frequência e que agregue tanto de maneira prática, como teórica na formação dos estudantes”, disse.

Outro ponto colocado em questão foi a possibilidade da construção de um Atlas Social da capital sergipana, que possa ser utilizado como ferramenta de planejamento de políticas sociais, bem como, agregar a série de estudos, que podem ser encontrados no Observatório Social de Aracaju, administrado pela Assistência Social. “Há uma necessidade muito grande de trabalharmos em parcerias. Viemos hoje aqui para discutir sobre ações, por exemplo, que envolvem poucos recursos. O que queremos é aproximar a produção do conhecimento e do saber à nossa realidade. Acreditamos que essa colaboração da UFS pode ser muito importante para o planejamento de novas políticas sociais”, frisou o economista e coordenador do Observatório Social, Marcelo Cruz.

Segundo a pró-reitora de extensão da UFS, Alaíde Hermínia de Aguiar, a universidade está de portas abertas para analisar todas as propostas, que tenham como perspectiva fazer com que a instituição trabalhe em ações promovidas de uma forma integrada com municípios que atendam pessoas que estão em situação de vulnerabilidade. Alaíde reforçou, ainda, que a parceria entre a UFS e a Assistência já é feita através do termo de cooperação, mas que pode ser ampliada com ações que tragam benefícios para toda a população. “Temos, por obrigação, que dar uma devolutiva social do investimento que é feito na educação. Esse é também um dos papéis da universidade. Então, estamos sempre abertos e dispostos a tentar estruturar políticas que beneficiem a comunidade”, ressaltou.