Professores participam de oficina promovida pelo projeto Aula Digital

Educação
28/11/2018 14h50

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed) entende que a formação continuada para os professores da rede é de grande importância para a qualidade do ensino e aprendizagem. Para isso, a Semed incentiva seu quadro de docentes a buscarem, cada vez mais, capacitações. Durante toda a última terça-feira, 27, e nesta quarta-feira, 28, professores da rede estão participando de uma oficina promovida pelo projeto Aula Digital, da Fundação Telefônica.

Com o tema “Onde é que a gente aprende?”, a oficina teve participação de 300 profissionais da educação de todo o estado de Sergipe e aconteceu em um hotel da capital. O evento contou com a palestra da arquiteta e urbanista Beatriz Goulart, da Universidade de São Paulo (USP), que suscitou nos professores a reflexão sobre a ressignificação do espaço escolar. O evento foi direcionado aos professores do Ensino Fundamental Maior (6° ao 9° ano), período em que o projeto Aula Digital ainda não foi implantado.

“Esta oficina não é voltada à tecnologia, e sim para pensar os espaços para a aprendizagem. Cada escola tem seus espaços físicos diferentes, suas realidades, mas as equipes podem repensar que o aprendizado não acontece somente na sala de aula. Pode haver ensino e aprendizagem na pracinha do bairro, na praia, enfim, nos espaços da comunidade em que o aluno está inserido”, explica uma das formadoras da oficina, Ana Bárbara Alves.

Projeto Aula Digital

O Projeto Aula Digital é uma iniciativa global da Fundação Telefônica e Fundação Bancária “La Caixa”, que visa criar melhores oportunidades para crianças na África, Ásia e América Latina, incorporando a inovação nas escolas por meio da tecnologia e de novas metodologias de ensino e aprendizagem.

Além de estar presente em 30 cidades do estado de Sergipe, o Aula Digital também atende a cidade de Manaus, no Amazonas; e Viamão, no Rio Grande do Sul. Em Aracaju desde 2017, o projeto já atende 14 escolas do Ensino Fundamental Menor. O Aula Digital oferece formação presencial continuada e em serviço a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e técnicos das secretarias de Educação, além de disponibilizar acesso a um ambiente de aprendizagem e conteúdos pedagógicos digitais.