Acolhidos pelas instituições da Assistência participam de festa natalina

Assistência Social e Cidadania
29/11/2018 19h05

Seja nas ruas, nas casas ou no som do rádio tocando, quando chega o final de novembro, toda a cidade entra no clima natalino. Nas unidades de acolhimento da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju não é diferente. O Natal é uma das datas mais aguardadas pelos meninos e meninas que estão em situação de acolhimento. Para enaltecer o espírito natalino e reforçar a mensagem do Natal, o Ministério Público de Sergipe promoveu na tarde desta quinta-feira, 29, mais uma edição do projeto ‘Natal da Solidariedade’, que reuniu crianças e adolescentes de todo o estado, que estão em acolhimento institucional. Realizado no Iate Clube, o evento foi repleto de brincadeiras, diversão e muitos significados. Aproximadamente 40 crianças e adolescentes dos abrigos Caçula Barreto e Sorriso e das quatro Casas Lares participaram.

O Natal da Solidariedade teve como objetivo proporcionar um momento lúdico de interação entre os meninos e meninas das instituições de acolhimento de Aracaju e de outras cidades sergipanas. De acordo com a promotora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (Caodia), Miriam Tereza Cardoso, o projeto, que envolve várias entidades governamentais e do terceiro setor na organização, funciona como uma oportunidade de garantia de direitos. “Esses eventos são maravilhosos para as crianças e adolescentes. Com essa festa, estamos garantindo um direito a esses meninos e meninas que é o de brincar. Aqui também é um momento onde as pessoas envolvidas conseguem enxergar esses pequenos com um olhar diferente”, ressaltou.

Segundo o coordenador da Proteção Social Especial, Jonathan Rabelo, a festa natalina já faz parte do calendário de comemorações dos acolhidos, que aguardam ansiosos o final de ano. “Esse dia, promovido graças à iniciativa do Ministério Público, é muito especial pra gente. Conseguimos enxergar, através dos olhares e dos sorrisos, a felicidade de cada um em estar aqui. Eles brincam, cantam, dançam, encontram muitos colegas que acabam conhecendo nos encontros. Todo esse espaço de convivência e integração é muito importante para o desenvolvimento dos nossos usuários”, pontuou.

A secretária municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, esteve presente na festa. Para ela, essa parceria firmada com o MP ajuda no trabalho da Assistência, que busca garantir os direitos aos pequenos cidadãos. “Essa é uma iniciativa bastante aguardada por eles. Sem dúvida, é uma parceria que damos muito valor, porque se resulta em mais uma linda festa de Natal para os meninos e meninas que estão em situação de acolhimento em nossas instituições. O dia é muito mais do que um momento de descontração, é uma forma que órgão encontrou para distribuir carinho e fazer com que eles cresçam, compreendendo que são cidadãos de direitos e que crescer brincando, de uma forma lúdica, faz parte desses direitos que devemos assegurá-los”, destacou.

O Natal é uma das datas preferidas da M. de J, de 17 anos. Ela, que ama as decorações, músicas e comidas, ficou muito feliz com a festa que foi proporcionada. “Quando chega essa data, eu já fico feliz porque é um período muito bonito. Tudo me deixa muito encantada. Hoje, tivemos uma linda festa que reforçou o quanto o Natal é belo. Tenho certeza que o que todos estão sentido, assim como eu, é felicidade”, celebrou.