Obras de infraestrutura no Japãozinho já estão com 50% dos serviços concluídos

Agência Aracaju de Notícias
13/12/2018 09h00
Início > Notícias > Obras de infraestrutura no Japãozinho já estão com 50% dos serviços concluídos

Para melhorar sensivelmente a qualidade de vida das famílias que moram na avenida A e travessa B, no loteamento Japãozinho, no bairro Cidade Nova, a Prefeitura de Aracaju investiu cerca de R$ 1,4 milhão na realização de obras de infraestrutura. Desde o primeiro ano da atual gestão, a administração municipal elaborou um amplo planejamento para recuperar a qualidade de vida da capital. Para isso, foi tomada como prioridade a realização de obras e serviços por todos os cantos da cidade. 

A obra consiste na construção de canal aberto em concreto armado, implantação da rede de drenagem, rede coletora de esgoto, além de serviços de terraplanagem, pavimentação e colocação de placas com sinalização horizontal e vertical nas vias. A obra está com 50% dos serviços executados com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2019. Em breve, os moradores do local terão garantido o seu direito a saneamento básico, resolvendo de forma definitiva os transtornos causados no período de chuva. 

O líder comunitário, Jeová de Jesus, de 47 anos, lutou há mais de 30 ao lado dos moradores para buscar melhorias para o bairro. “Fizemos vários protestos, reuníamos os moradores para buscar benefícios para o bairro. Antes, o canal transbordava, as casas enchiam de água e uma delas já chegou a desabar. Vários prefeitos já passaram por aqui e muitos prometeram realizar a obra e não fizeram. Eu mesmo, como representante da comunidade, convidei o prefeito Edvaldo Nogueira em sua campanha em 2016 para ele ver de perto a situação que era enfrentada por nós. Ao visitar o nosso bairro, ele prometeu que realizaria a obra caso ganhasse a eleição. Após cinco meses de seu governo, ele deu início ao que a gente tanto lutou para conseguir”, relembra.

A obra ainda não terminou, mas para o líder comunitário, já está trazendo melhorias para toda a população. “Os moradores já estão com um sorriso mais largo, é uma obra de grande importância. Mesmo não estando pronta já está trazendo benefícios. Os carros de passeio, táxis-lotação, ambulâncias, viaturas já conseguem ter acesso às ruas, o que traz mais segurança para o bairro e facilita o atendimento médico. Com isso a nossa saúde vai melhorar ainda mais, a promessa foi cumprida”, completou. 

Moradora do bairro há 50 anos, Nazaré da Silva, de 53, via de perto as dificuldades enfrentadas pelos seus vizinhos. “Apesar de morar em uma outra rua que já possui calçamento, eu presenciava as dificuldades das pessoas para se deslocarem, pegar um ônibus, era muito difícil. O ambiente não era saudável, tinha muito lixo e muita lama. Vendo bombons aqui no meu bairro e a situação era muito ruim, dificultava o acesso aos meus clientes e prejudicava a venda dos meus produtos”, contou. Dona Nazaré aprova a realização da obra. “Comparado ao que era antes, já está bem melhor. Estou gostando de ver que a obra está encaminhada e que vai trazer melhorias. Ainda quero viver aqui por muito tempo para vivenciar essa maravilha”, disse, satisfeita. 

O vendedor de beiju Manoel Juarez dos Santos, de 47 anos, é morador de uma das ruas beneficiadas com as obras há oito anos. Ele relatou a sua dificuldade ao sair de casa para trabalhar. “Era muito ruim, andava na lama. Os carros, táxis-lotação não passavam por aqui porque os motoristas tinham medo de atolar seus carros. Hoje não tenho do que reclamar, não tem comparação. Já posso me deslocar para trabalhar e eu, minha família e todos os moradores estamos satisfeitos com essa obra”, relatou.