Serviço de alerta por SMS ultrapassa 15 mil cadastros em Aracaju

Segurança Municipal e Cidadania
13/12/2018 17h25
Início > Notícias > Serviço de alerta por SMS ultrapassa 15 mil cadastros em Aracaju

O Serviço de alerta por SMS - 40199 integra as ações que reforçam as medidas preventivas, da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), para redução de riscos e desastres. A ferramenta, implementada no dia 26 de fevereiro deste ano, já soma 15.235 cadastros realizados para o recebimento de alertas, em ocasião de previsões, especialmente, de chuvas fortes e demais eventos adversos. A medida possibilita que a população esteja em atenção às situações de risco e, assim, possam adotar as medidas necessárias para ampliar a segurança e minimizar transtornos.

Essas mensagens podem ser encaminhadas não apenas em ocasião das chuvas fortes, mas também para eventos adversos, sejam eles naturais, químicos ou biológicos. Por isso, em 2018, o órgão traçou estratégias para ampliar o número de cadastramentos em áreas de risco, inclusive, com o apoio dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec's). Esse trabalho se reflete no número de adesões alcançadas no bairro Jabotiana, que corresponde a 7% e, também, na Zona de Expansão, que abriga um importante polo industrial da capital, que somou 4,5% dos cadastros realizados para o serviço.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, neste ano, o alerta foi emitido, na capital, em duas ocasiões, entre os meses de março e junho, quando houve maior concentração de chuvas. No segundo semestre o alerta foi emitido uma vez, com base nas demandas estaduais. A medida possibilitou chamar a atenção, especialmente, das pessoas que residem em áreas de risco. "Buscamos que o serviço tenha o maior número possível de pessoas cadastradas. Isso amplia o número de cidadãos em estado de atenção, de maneira que possam observar situações de encostas, inclinação de árvores, cheia dos rios, dentre outros fatores, e, assim, acionar a Defesa Civil por meio do 199 em tempo hábil, caso haja a necessidade", destacou.

Até que o alerta seja emitido, são seguidos protocolos para garantir maior segurança e precisão às informações. Com esse objetivo, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), por meio da Defesa Civil de Aracaju, dialoga com os órgãos ambientais e demais instituições habilitadas para administração do serviço, no estado. "Monitoramos as previsões e enviamos o alerta quando há confirmações de maior probabilidade de ocorrência do evento. Por se tratar de fenômenos da natureza, podem ocorrer alterações, com o passar do tempo. Diante disso, adotamos um protocolo que garanta a maior fidelidade da informação a ser transmitida", ressaltou Sílvio Prado.

PEC

Na Zona de Expansão, contemplada pelo Plano de Evacuação da Comunidade (PEC), em virtude do parque industrial instalado na região, o objetivo é que as 8 mil pessoas, que residem no raio de um quilômetro do polo da Petrobras, estejam cadastradas." Nesse caso, havendo a necessidade, conseguiremos enviar o alerta especificamente para essas pessoas, como reforço às demais medidas previstas", acrescentou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Ações educativas, articulações com as empresas que atuam no local e com o Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), da Zona de Expansão, integram as estratégias que já vem sendo implementadas. "Nessa situação, inclusive, mesmo se a pessoa cadastrada não estiver na área, no momento da ocorrência, ela poderá saber e adotar medidas de segurança, como evitar entrar no perímetro de maior risco ou comunicar a outras pessoas, que estejam na área", informou o major.

Cadastramento

Para receber a mensagem é preciso realizar o cadastro através do celular, enviando uma mensagem, por SMS, para o número 40199. No corpo do texto é necessário colocar, apenas, o número do CEP da localidade de interesse.

Após o envio, o usuário receberá uma mensagem de confirmação. A partir desse momento, o telefone estará habilitado a receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e possibilita que o cidadão cadastre mais de um CEP, com o mesmo celular.