Oficina de Montagem de Guirlanda é ofertada durante programação do Natal Iluminado

Agência Aracaju de Notícias
18/12/2018 18h25

Concentração e capricho não faltam. Afinal, nesta época do ano, as pessoas gostam de deixar a casa mais enfeitada. Na praça General Valadão, Centro da Cidade, foi ofertada a oficina de ‘Montagem de Guirlandas’. A atividade faz parte da programação do Natal Iluminado 2018, um projeto da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio-SE), a Energisa e a Celse Centrais Elétricas de Sergipe S. A. 
 
As aulas ocorreram nesta terça-feira, 18, dentro da Unidade Móvel do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A artesã Josefina Maria Vieira de Lima Santos soube da oficina através de uma professora. “Esta é a sétima oficina que faço aqui com os profissionais do Senac. Para mim, é uma maravilha porque eu já trabalho com artesanato. O aprendizado que eu absorver, aplico em casa nas minhas peças”, disse sorrindo. 
 
Simônica Maria dos Santos trabalhava como esteticista, mas decidiu virar artesã. Este é a segunda oficina que ela faz. A primeira foi de ‘Arranjos Natalinos’. “Artesanato além de ser cultura, acrescenta muito em minha vida. Eu vejo a atividade como uma terapia. A gente adquire e também transmite conhecimento. Estou tirando bastante proveito dessa tarde. Depois, vou fazer as peças para vender”, contou. 
 
De acordo com a instrutora de Educação Profissional do Senac, Helena Martins, a parceria com a Prefeitura de Aracaju proporciona aprendizado aos cidadãos. “O mais bacana é que as pessoas passam e entram para participar da oficina. Não há inscrição antecipada. Basta vir para saber se tem vaga. Todos os dias, a gente recebe um número bom de alunos. A oficina é gratuita e a pessoa ainda leva o que fez para casa”, explicou. 
 
A oficina tem duração de três horas e todo o material é ofertado pelo Senac. “As meninas estão encantadas com as guirlandas e a gente fica feliz por perceber o interesse da comunidade. Cada dia é uma oficina com tema específico. O interessante é que as alunas ficam impressionadas com elas mesmas. Muitas acham que não levam jeito e fazem guirlandas maravilhosas”, afirmou a instrutora do Senac, Regina de Jesus.