Dia de eleição em escolas municipais consolida a volta da Gestão Democrática

Educação
19/12/2018 16h18
Início > Notícias > Dia de eleição em escolas municipais consolida a volta da Gestão Democrática

“Não é só uma eleição para diretores, é a escolha do caminho que queremos seguir para a educação municipal de Aracaju”. Dessa forma, a secretária municipal da Educação, professora Maria Cecília Leite, classificou o processo eleitoral desta quarta-feira, 19, que elegerá os novos diretores e coordenadores pedagógicos e administrativos das escolas municipais. O pleito seguirá até as 21h nas unidades que funcionam no turno da noite, e até as 17h nas que funcionam apenas em dois turnos. Das 74 escolas municipais, espalhadas por toda a cidade, 63 estão realizando o pleito, outras 11 não registraram candidaturas.

Estão aptos a votar alunos acima dos 12 anos, professores, pais ou responsáveis e também os funcionários das escolas. “Hoje é um dia bastante esperado por todos nós da rede municipal, pois comemoramos essa grande conquista dos trabalhadores e trabalhadoras da educação. É um compromisso que a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira está honrando e ficamos muito felizes porque toda a comunidade escolar está entendendo a importância deste momento”, conclui a secretária Maria Cecília.

A professora Simone Gomes de Andrade leciona na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, no bairro Porto D'antas. Em quatro anos na rede, esta é a primeira vez que ela participa de um processo democrático como este. “Achei essa iniciativa muito boa porque temos a oportunidade de ver as propostas, de conhecer as pessoas que estão se candidatando. E a Gestão Democrática fecha com chave de ouro o que o nosso país precisa viver atualmente, a democracia plena, onde todos são ouvidos e respeitados”, afirma.

Nove escolas registraram a candidatura de duas chapas, é o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alcebíades Melo Vilas Boas, no Bairro Industrial. A dona de casa Helen Nascimento tem um filho de sete anos matriculado na Emef e, na manhã desta quarta-feira, foi até a escola para exercer o direito ao voto. “O meu filho me cobrou, pediu para fazer isso por ele e pela escola, então eu vim, escolhi a chapa que mais me agradou e votei”, conta.

Outra unidade que também registrou duas candidaturas foi a Emef Maria da Glória Macedo, também no bairro Industrial. O aluno Kauê Ruan de Oliveira, de 12 anos e que faz parte da Comissão Eleitoral da Emef, foi mesário durante uma parte da manhã. “A votação está indo bem, está tranquilo. Eu já votei logo cedo e escolhi a chapa que as propostas mais me interessaram”, pontuou.

Para o diretor de Educação Básica da Secretaria Municipal da Educação (DEB/Semed), professor Manuel Prado, as escolas estão escolhendo aqueles que elas entendem serem os melhores para estarem à frente da gestão. “E esse é apenas um passo para a construção de uma cultura de escola democrática. As diferenças expostas agora na disputa devem ser pactuadas em torno da intenção de fazer de cada escola um ambiente de aprendizagem para os nossos estudantes, de acordo com a realidade de cada local, observando índices de aprendizagem, de proficiência, de aprovação, entre outros. As disputas precisam existir, mas após a eleição, todo o coletivo deve se unir para alcançar essas metas”, enfatiza.

Na Emef José Conrado de Araújo, bairro São Conrado, no final da manhã, uma fila de pais se formou na seção eleitoral. Um dos presentes era Antônio Marcos de Jesus, pai da Clara, de sete anos. Foi a primeira vez que ele participou de um processo eleitoral na escola da filha. “Além de exercer a minha cidadania, meu direito ao voto, eu quero melhorias para a escola. Quero garantia de segurança, de estrutura, de qualidade na merenda, de limpeza. Levei em consideração todos esses pontos para escolher a chapa na qual votei”, argumentou.

O processo

No dia 5 de julho de 2018, o prefeito Edvaldo Nogueira sancionou a Lei 166, que institui a Gestão Democrática nas escolas municipais de Aracaju. Em outubro, a unidades de ensino realizaram o pleito que elegeu os novos membros dos Conselhos Escolares, que já foram empossados. Agora, a próxima etapa prevista é o resultado da eleição para diretores e coordenadores, que será apurado e divulgado ainda nesta quarta-feira. Os pedidos de impugnação podem ser feitos junto à Comissão Eleitoral Geral até às 17h desta quinta-feira, 20.

“Hoje é um momento muito importante em que a comunidade escolar vivencia um processo democrático em que todos têm o direito ao voto. A atual gestão da Prefeitura de Aracaju garantiu o este direito para que as escolas elejam seus representantes, tanto dos Conselhos, quanto da gestão. As escolas estão bastante organizadas neste processo. Mesmo nas que foram chapa única, houve a preocupação em divulgação das propostas e de conscientização de todos para a importância deste momento”, explica a coordenadora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães, que também acompanhou de perto o processo eleitoral.