Obra no Moema Mary muda vida de moradores

Obras e Urbanização
19/12/2018 17h10

Sorriso no rosto, olhar fixo no horizonte e palavras cheias de emoção marcam o compasso de depoimento de muitas pessoas que moram no loteamento Moema Mary, bairro Cidade Nova. Os gestos corporais estão em perfeita sintonia com o tom de voz e sincronizadas com frases carregadas de sentimentos ao relembrar o sofrimento por que passaram durante décadas, e a nova paisagem que nasce no loteamento com a obra estruturante executada pela Prefeitura de Aracaju.

Tão simples quanto encantadoras são as palavras usadas por dona Bernadete dos Santos para descrever a felicidade que sente ao chegar à porta da frente de sua casa e ver a mudança ocorrida no cenário existente. Moradora há décadas do Moema Mary só agora a dona de casa sente o privilégio de conviver com seus vizinhos em ruas urbanizadas, limpas e aptas para o trânsito de pessoas e veículos, coisa impensada tempos atrás. "Já sofri muito com a poeira e até para estender as roupas no varal era difícil, mas hoje vivemos uma realidade totalmente diferente de antes. Sinceramente, me orgulho de morar aqui", comenta, acrescentado que "até os mosquitos que atrapalhavam o sono e, às vezes, causavam feridas na pele desapareceram".

Assim como conviver com poeira é coisa do passado, os moradores não precisam mais se preocupar com enchentes e lama. O aposentado Jorge Dias também relata os benefícios trazidos pela obra e que eles deixaram para trás. "Lembro da época que eu tinha que abrir caminho para as águas da chuva não empoçarem e hoje fico muito feliz com nossa rua limpa e com calçadas. Só pode sentir esta emoção quem sabe o que é viver na lama e depois ter suas ruas transformadas, onde até as crianças podem brincar com segurança", conta seu Jorge.

Com concreto e com afeto

Esta obra, entre outras em andamento, sintetiza a humanização da cidade com políticas públicas voltadas para criar um ambiente urbano moderno e sustentável, e que os aracajuanos tenham acesso a serviços públicos que resultem em mais qualidade de vida. São obras de concreto que, além da engenharia, da técnica e do respeito à legislação, precisam ter em foco sempre o melhor para os cidadãos.

"É determinação do prefeito Edvaldo Nogueira sempre prezar pelo rigor na qualidade das obras e na aplicação dos recursos, mas, sobretudo, é a pedra de toque desta gestão a primazia de que cada paralelepípedo, asfalto ou manilha colocada no solo da cidade tenha função social e a principal delas é mudar vidas. E é gratificante perceber que depois de tantas intercorrências, paralisações e até ações judiciais, esta obra finalmente saiu do papel e hoje é uma realidade", destaca o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

A obra

Retomada em 2017, a obra de infraestrutura consiste na requalificação de 12 ruas que compõem a primeira e segunda etapas do Moema Mary e estão sendo beneficiadas com pavimentação, sistema de drenagem, esgotamento sanitário, rampas de acessibilidade e construção de calçadas, além da implantação de encostas na parte mais alta do morro, que deve reforçar a estrutura contra fissuras deslizamento ou desmoronamentos. Com investimentos de cerca de R$ 2,5 milhões, conveniados entre Prefeitura e Governo Federal, a obra está dentro do Planejamento Estratégico que tem como objetivos tornar Aracaju uma cidade inteligente, humana e criativa.