Os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) receberam na noite desta quinta-feira, 20, uma linda ceia natalina, proporcionada através de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju e o projeto ‘Flor da Vida’. Mais de 100 pessoas em situação de rua participaram da noite em alusão ao período natalino, que foi composta por homenagens e apresentações musicais, a exemplo do Coral do Centro Pop, formado pelos usuários e profissionais da instituição.
A ceia de natal é um momento que tem diversos significados. Seja por um motivo religioso, que representa a última ceia de Cristo ao lado dos seus discípulos ou até mesmo um ato simbólico, que retrata a união e a confraternização da data que traz diversos significados. No Centro Pop, por exemplo, todos esses significados se fizeram presentes. A noite foi marcada por muitas homenagens e muitas demonstrações de carinho com entre os usuários, que se consideram uma grande família.
Para a secretária da Assistência Social, Rosane Cunha, o ato foi muito mais do que uma noite festiva. É também um momento de reflexão, aprendizado e fortalecimento de vínculos. “Esse foi mais um trabalho realizado através de uma linda parceria, que mostra muito bem o quanto essa equipe se dedica para ofertar um serviço de qualidade e, acima de tudo, com muito amor para os seus usuários. É muito gratificante chegar a um espaço como esse e sentir a felicidade dessas pessoas que, diariamente, passam por tantas dificuldades”, ressaltou.
O coordenador do Centro Pop, Edilberto Souza, acredita que além de proporcionar um espaço de união entre os usuários, colaboradores e servidores, a noite festiva trata-se de uma forma de garantia de direitos. “É uma ocasião em que tiramos para confraternizar. Mas, essa ceia representa muito mais porque também funciona como uma oportunidade para que possamos fazer uma avaliação dos nossos conceitos, de tudo que foi feito ao longo do ano que se passou e de tentar enxergar medidas para que possamos melhorar a oferta das políticas públicas da Assistência Social para população em situação de rua. Além disso, aqui estamos trabalhando questões como a humanização do nosso equipamento para que, cada vez mais, os nossos usuários sejam respeitados e tenham os seus direitos garantidos”, pontuou.
Neste ano, o ‘Flor da Vida’ completou cinco anos de prestação de serviço voluntário às pessoas em situação de vulnerabilidade da capital sergipana. Segundo um dos organizadores do projeto, Bruno Miguel Andrade Figueirola, a realização do evento na unidade da Assistência Social de Aracaju foi uma forma encontrada pelo grupo para comemorar a data. “Queríamos celebrar o nosso aniversário de cinco anos com algo que trabalhasse o fortalecimento do amor ao próximo. Nada seria mais grandioso e feliz do que estar aqui com vocês. Gostaria de agradecer a todos os voluntários e aos representantes dessa instituição tão importante para essas pessoas que estão em situação de rua”, disse.
A Leila dos Santos é moradora da Ocupação Dandara. Ela e os seus três filhos frequentam o Centro Pop. Para Leila, a promoção da ceia natalina reforça o quanto todos os usuários são valorizados por toda a equipe da instituição assistencial. “Eu fico muito emocionada em falar porque se não fosse o Centro Pop, possivelmente não teríamos uma linda festa como essa. Vim com os meus três filhos e aqui fomos muito bem tratados. O Natal é uma época da família, da paz e do amor. Aqui eles mostraram a compaixão e carinho que sente por todos nós”, opinou.