Escolas municipais celebram o Natal com comemorações especiais

Educação
21/12/2018 16h56

Eu Todo final de ano, o Natal traz celebrações, reflexões e a união daqueles que, durante os meses, estiveram juntos de alguma forma. Em dezembro, as escolas da rede municipal, mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed), entram em festa e, cada uma do seu jeito, levam a magia da época para todos os alunos matriculados. Na manhã desta sexta-feira, 21, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira, no bairro Atalaia, recebeu alunos, pais e funcionários para uma linda celebração.

Entre apresentações de dança, de canto e uma mesa farta, os mais de 120 estudantes matriculados no turno da manhã participaram do evento. “Natal é uma época de confraternização, em que a gente prega muito solidariedade, então, o Anísio Teixeira coloca esses valores nesse último bimestre do ano e hoje é a grande culminância. Cada aluno colabora, traz um prato, nós realizamos sorteios e, através de parcerias, também conseguimos distribuir presentes. Essa já é uma tradição aqui na nossa escola”, afirma o coordenador da Emef, professor Marcos Barbosa de Barros.

Além da comemoração natalina, duas despedidas marcaram o dia na Emef: a funcionária Creusa Alves Souza, na Emef há 25 anos; e Miraildes Cruz de Brito, que trabalha há 31, cumpriram o último dia de trabalho na unidade de ensino, antes de se aposentar. Um dia especial para todos. “Me despeço daqui com muito orgulho. Foram 25 anos de dedicação a essa escola, fazendo um pouco de tudo, me dedicando  a esses alunos. O pedido que deixo é para que eles deem valor à escola pública, a escola que é deles, porque isso é muito importante”, contou Creusa. “Durante esses 31 anos, essa escola foi a minha segunda casa, a minha segunda família. Só tenho a agradecer a todos que passaram por aqui, já estou com saudades”, concluiu Miraildes.

Outras comemorações

Na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Doutor Fernando José Guedes Fontes, no bairro América, o tema da festa natalina foi a 'paz'. Todas as crianças ganharam presentes direto da mão do papai noel e, os pais, aprovaram a festividade. É o caso da auxiliar de farmácia Analice de França, mãe do Yago, de um ano e oito meses, que participou de um desfile natalino, junto aos outros alunos do berçário. “Fiquei emocionada vendo ele ali, desfilando. Gosto muito dessa escola, da atenção que todos dão para os nossos filhos, da diretora até as merendeiras, todas tratam nossas crianças muito bem. Tenho amigas que matricularam seus filhos em escolar particulares, mas eu não troco a Fernando Guedes por outra. O Yago só sai daqui quando completar quatro anos e não puder mais renovar a matrícula”, afirmou.

A diretora da Emei, Kátia Siene Dias, conta que os pais fizeram questão de colaborar com a festa. “Mesmo a gente não pedindo, os pais quiseram colaborar e também capricharam nas roupas das apresentações deles. Hoje, estamos celebrando a paz que reina aqui na nossa escola. Uma paz proporcionada pela nossa alegria, pelo nosso amor. E os pais estarem em peso aqui hoje, mostra uma valorização e um reconhecimento pelo trabalho de toda a equipe da Fernando Guedes”, enfatiza a diretora.

Na Emef Bebé Tiúba, bairro Luzia, a professora de dança Érica Prado, que mãe de um aluno da escola e representa os pais no Conselho Escolar, preparou todas as turmas com coreografias que foram apresentadas na festa natalina da escola. “Estou gestante e tive que parar de dar aulas,  mesmo assim, fiz questão de participar da festa da escola criando as coreografias para os alunos e gostei muito do resultado. Com certeza, participarei de outros projetos no próximo ano”.

“Buscamos dar o verdadeiro sentido do Natal para as crianças, com muita arte, muita dança e eles brilharam. Temos crianças muito talentosas na nossa escola e convidamos os pais porque eles também precisam valorizar os talentos dos filhos”, afirma a diretora Emef Bebé Tiúba, Auridete Santana.