Cata Treco recebe maior adesão de moradores e recolhe quase 200 toneladas em 2018

Serviços Urbanos
03/01/2019 14h02


O descarte correto de objetos sem serventia, a exemplo de móveis e eletrodomésticos, tem se tornado parte da rotina dos aracajuanos. Prova disso é a crescente adesão dos moradores da cidade ao Cata Treco, desenvolvido pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), através da Diretoria de Operações (Dirop).

Segundo dados da Dirop, em 2018, foram recolhidas 198,06 toneladas de materiais inservíveis, sendo 28,41 toneladas somente no mês de dezembro. Fazendo um comparativo com o mesmo período de 2017, onde foram coletadas 22,13 toneladas, percebe-se uma maior sensibilização da população quanto ao descarte consciente.

Com o aumento da demanda nos bairros, a ação de coleta passou a operar, nos últimos meses, com o auxílio de mais um caminhão, que, diariamente, percorre todas as ruas das localidades, nos turnos da manhã e tarde, recolhendo os objetos que são encaminhados posteriormente à Cooperativa de Reciclagem do bairro Santa Maria (Coores). Já os outros tipos de resíduos são destinados ao aterro sanitário. 

Para o diretor de Operações, Bruno Moraes, o reforço na divulgação do cronograma semanal do serviço vem contribuindo no processo de conscientização ambiental dos moradores.“Toda semana elaboramos uma programação específica para este serviço, que é divulgada através dos veículos de comunicação, das redes sociais da empresa e da Prefeitura. Além disso, utilizamos o carro de som para atingir um número maior de pessoas nos bairros. Aos poucos, estamos conseguindo conscientizar a população de que essa ação, além de manter a cidade limpa, promove a qualidade de vida para todos”, destacou o diretor.

A dona de casa Edenilza Ferreira, que também aproveitou a passagem da equipe pelo bairro Japãozinho para se desfazer de uma poltrona, informou já ter conhecimento do serviço. “Vi pela televisão que o caminhão estaria por aqui, por isso coloquei meu material na porta de casa para que os agentes levassem. Eu acho ótimo o Cata Treco porque jogamos nossos objetos velhos sem nenhum custo. A Prefeitura está de parabéns”, comentou, satisfeita, ela que reside no bairro há mais de 15 anos.

O comerciante Raimundo Caetano dos Santos, que mora na rua São Carlos, também no bairro Japãozinho, contou que já percebeu a melhoria no aspecto da localidade, que vem recebendo com frequência a ação de coleta.  “O Cata Treco facilita muito a nossa vida. Recentemente me desfiz de alguns móveis velhos que estavam empilhados no quintal. Além disso, contribui para que nosso bairro não fique sujo, com esse tipo de lixo nas esquinas”. Raimundo acrescentou, ainda, que sempre orienta os seus vizinhos a fazer o descarte consciente e colaborar com a iniciativa da administração municipal. “As pessoas devem ter consciência de que com o bairro limpo a população só tem a ganhar”, enfatizou ele.

Solicitação

Para que a comunidade acione o serviço basta ligar para o telefone (79) 3021-9914 ou para a Ouvidoria da empresa municipal pelo número (79) 3021-9908.