Farolândia: moradores reconhecem investimentos da Prefeitura

Obras e Urbanização
14/01/2019 17h18

Seja do alto, dentro de casa, em ruas próxima ou ao caminhar no entre máquinas e operários, se tem uma certeza: as obras estruturantes executadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), já estão surtindo efeito na vida das famílias que moram na área mais carente do bairro Farolândia.

Quem conta a história do local é Antônio Rozendo, que mora há 40 anos, na mesma casa onde também compartilha um pequeno comércio para tentar aumentar a renda familiar. "Vi isto aqui quando era um matagal. Depois foram chegando mais moradores e, aos poucos, as casas foram sendo construídas, mas sem que as ruas fossem pavimentadas", relembra o morador, frisando ainda que já não acreditava que as obras seriam realizadas, "até que as máquinas chegaram e mudaram de verdade todo aquele sofrimento de antes".

As ruas a que se refere seu Antônio totalizam 12 vias e travessas que ainda não possuíam infraestrutura nem saneamento básico, mas que estão sendo contempladas com investimentos que já começaram a mudar o cenário urbanístico, somando cerca de quase R$ 3 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura e o Governo Federal. O projeto inclui a terraplenagem, implantação do sistema de drenagem e pavimentação nas vias.

Mais do que cifras e números, os investimentos mudam a vida das pessoas na prática. A atendente Mara Souza também aprova o que vê no percurso que faz de casa até o ponto de ônibus. "Depois que aqui foi pavimentado, ficou mais fácil se locomover, principalmente em época de chuva, porque antes ficava tudo alagado. Até os ônibus estão mais pontuais e isto facilita nossa rotina", afirma a jovem.

Iniciada no meio do ano passado e com mais de 30% executada, a obra representa dignidade de um contingente de famílias que moravam numa área afastada e quase invisível do mais populoso bairro de Aracaju. O secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, faz questão de explicar os motivos que fizeram o prefeito Edvaldo Nogueira lutar tanto por esta obra. "Não é nem a maior obra, tampouco os investimentos mais elevados, mas esta obra simboliza um roteiro administrativo que pretende regulamentar o saneamento de locais ermos e quase desconhecidos pela maioria dos aracajuanos. Sem contar que atende um antigo pleito daqueles moradores. Por fim, ao implantar a drenagem a pavimentação destas 12 ruas, as águas das chuvas terão o seu destino correto e não causarão alagamentos nas demais ruas da Farolândia", assevera o secretário.