Programa de Recapeamento contempla o bairro Cidade Nova

Obras e Urbanização
15/01/2019 17h16
Início > Noticias > 79720

Cuidar de toda a cidade e garantir que condutores e pedestres possam se deslocar com segurança e fluidez. São dois anos de trabalho, planejamento e ações focadas na mobilidade que têm recuperado a infraestrutura da capital e tendem a avançar ainda mais para fazer de Aracaju uma cidade com uma gestão inteligente, com serviços humanizados e um ambiente urbano criativo. Na mobilidade o Programa de Recapeamento é responsável por tornar possível a resolução da maior parte dos problemas existentes na malha viária.

Com intervenções em vários pontos, o programa está voltado a melhorar o pavimento de algumas vias do bairro Cidade Nova, zona Norte, e criar alternativas para o tráfego interno ou para quem desejar acessar os bairros vizinhos Soledade, Lamarão, Japãozinho, Santo Antônio, Palestina, 18 do Forte e Santos Dumont e o recém-criado Dom Luciano.

Na manhã desta terça-feira, 15, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) desenvolveram ações no pavimento das ruas vereador Etelvino Barreto e José de Melo, rota de acesso à avenida Euclides Figueiredo e o Terminal Maracaju. À medida que sejam finalizados os serviços, outras ruas podem ser contempladas com o recapeamento, como explica o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari. "Foram mais de 100 toneladas de asfalto aplicados neste primeiro trecho, mas pretendemos finalizar nas próximas horas e poderemos estender para outras vias, caso a programação possibilite", frisa o secretário.

Reconhecimento popular

Todo este trabalho vem tendo o reconhecimento da população. O aposentado José Manoel dos Santos vive no Cidade Nova desde a juventude e agradece à Prefeitura por ter levado melhorias à sua rua. "Agora sim vai ficar boa minha rua e até dá para ficar na porta olhando. Sem contar que os carros não terão problemas com amortecedor nem perigo de cair em buraco", comenta seu José, demonstrando bastante satisfação com os serviços.

O vendedor ambulante Hélio Ferreira conta as dificuldades que já passou. "Já tive até que mudar minha rota no trabalho por causa de lugares complicados, mas com esse serviço agora tenho certeza que vai facilitar bastante", diz o morador. Já a aposentada Maria da Paixão relembra alguns transtornos que passou. "Se alguém dissesse que esta rua passaria por esta melhoria eu não acreditaria, mas como estou presenciando só tenho a agradecer e falo isto por causa de alguns problemas que nós tivemos que enfrentar aqui. Repito: agradeço à Prefeitura por trazer estas benfeitorias que muito vai nos ajudar", finaliza dona Maria.

Investimentos

Nestes dois anos com Edvaldo Nogueira à frente da Prefeitura de Aracaju, já foram investidos na malha viária cerca de R$ 24 milhões. Em dezembro passado, foram mais de 14 mil m² de ruas beneficiadas com a capeamento e pavimentação, perfazendo mais de três mil toneladas de asfalto aplicadas.

Com a retomada do Plano de Mobilidade e a continuidade do Programa de Recapeamento, nos próximos meses os aracajuanos assistirão a novos investimentos. "Quando o prefeito disse que queria voltar para resolver os problemas, ele não estava brincando com a esperança do povo. Está em curso um Planejamento Estratégico que vai alavancar ainda mais as políticas de infraestrutura e mobilidade em Aracaju", confirma Ferrari.