Credenciamento de médicos possibilita atuação profissional fora das unidades da SMS

Saúde
24/01/2019 17h05

Com o objetivo de ocupar as vagas que não foram preenchidas no último Processo Seletivo Simplificado (PSS) e de aumentar a oferta de procedimentos onde há grande demanda - como as consultas especializadas e exames -, a Prefeitura de Aracaju, através da  Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está recebendo a documentação do processo de credenciamento de serviços médicos em Aracaju.

O diferencial é que nesse novo modelo de trabalho o credenciamento de empresas permitirá a atuação tanto dentro das unidades públicas de saúde do município, como também nos próprios consultórios das empresas credenciadas. Cada edital especifica a quantidade de horas necessárias por rede e o limite de credenciados. Para a Rede de Atenção Especializada (Reae), por exemplo, estão abertas atendimentos nos próprios consultórios dos profissionais, facilitando o acesso aos usuários. O edital da rede especializada foi dividido em três blocos de credenciamento.

“No primeiro bloco do edital, estamos credenciando três especialidades para prestarem serviços dentro da nossa rede, que são as consultas em Pneumologia para atendimento de paciente do Programa de Controle de Tuberculoses; Consulta em Infectologia para atendimento de paciente do Programa DST/AIDS, e Consulta em Ginecologia Obstetra para atendimento de paciente do Programa do Pré-Natal de Alto Risco. Essas consultas serão realizadas no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos)”, disse a presidente da Comissão do Credenciamento, Roberta Lisboa.

Já no segundo bloco do edital, estão sendo ofertadas as consultas médicas a serem realizadas em consultórios próprio das empresas contratadas. “Estamos ofertando consultas médicas em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Neuropediatria, Endocrinologia, Neurologia, Angiologia, Otorrinolaringologia Pediátrica, todas para serem realizadas em consultório próprio, com equipamento e material por conta da contratada. Já no terceiro bloco do edital estão ofertados os exames especializados e a serem realizados também em consultório da empresa solicitada”, acrescentou Roberta.

Editais e documentação

Todo processo contempla quatro editais distintos, um para cada rede que faz parte do Sistema Único de Saúde de Aracaju. São elas as redes: de Urgência e Emergência (Reue); de Atenção Psicossocial (Reaps); de Atenção Básica (Reap) e de Atenção Especializada (Reae).

As empresas devem entregar a documentação solicitada no edital, em envelopes lacrados, na recepção da sede da SMS, das 8h às 16h, e o credenciamento estará aberto a todo tempo, sem prazo para ser finalizado. Para ter acesso a mais informações e saber como o credenciamento funcionará em cada uma das quatro redes, os profissionais podem telefonar para os números (79) 3711-5000 e 98109-5034.