Na recepção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, a rotina parece ser como sempre foi para quem passa rapidamente pela porta do local, mas, para os principais interessados, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que recorrem à assistência da unidade, a diferença no atendimento é considerável. Atualmente, devido a um contrato emergencial realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a unidade está sendo administrada por uma empresa terceirizada, uma medida que visou, sobretudo, melhorar o atendimento à população, o que já tem surtido efeito.
Para deliberar assuntos pertinentes ao SUS de Aracaju, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou a 35ª reunião ordinária do órgão na qual foi analisado e aprovado o parecer técnico da Comissão de Fundos sobre o contrato emergencial de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Nestor Piva, por 26 votos, sendo seis contra.
Entretanto, o melhor parecer sempre será o da população. Aos poucos, com a retomada da normalidade no Nestor Piva, os usuários estão sentindo os efeitos da medida emergencial, como a proprietária de um salão de beleza, Suelen de Souza. “Precisei ir ao setor de traumas e o atendimento foi bem rápido. Cheguei, fui atendida e saí em menos de 20 minutos. O atendimento, inclusive, foi muito tranquilo, sem tumulto”, considerou.
A dona de casa Rosemare dos Santos foi como acompanhante ao Nestor Piva, mas, como também já precisou ser atendida na unidade em outro momento, sentiu a diferença. “Como as coisas estão se ajustando ainda, o hospital está cheio, mas, ainda assim, eu gostei do atendimento. Dentro do possível, tudo foi feito de maneira rápida”, afirmou.
Nos primeiros dias do ano, a UPA começou a passar pela mudança de administração e, apesar dos transtornos iniciais, comum a toda modificação, os atendimentos foram sendo ajustados e, atualmente, a situação está regularizada.
Para a dona de casa Andreza Santos, que foi acompanhar a sogra, houve uma mudança positiva na unidade. “Acho que está mais organizado e isso é muito bom porque a gente não perde muito tempo na recepção e nem demora para receber o atendimento. Então, acredito que essas mudanças vieram para melhorar”, destacou.
Na parte interna da unidade, a dona de casa Erilene da Silva já tinha recebido o atendimento e uma medicação para tratar as dores provenientes de uma infecção urinária. Ao aguardar para fazer alguns exames, ela considerou as mudanças. “Há pouco tempo eu vim ao Nestor Piva e tudo demorou demais. Hoje, foi tudo mais organizado e, como tem mais médicos, as pessoas são mais bem atendidas. Espero que melhore mais a cada dia”, ressaltou.
Com fortes dores na coluna, o expedidor Valber de Andrade foi ao Nestor Piva, como qualquer pessoa que sente dor, quis ter atendimento rápido e teve. “O hospital está muito cheio e atendendo demanda de outros locais e entendo que esteja arrumando as coisas, mas, ainda assim, o atendimento foi muito bom. Outro dia, tive outra crise de coluna e o atendimento foi bem rápido”, disse.