Equipes de drenagem permanecem mobilizadas para evitar alagamentos na cidade

Obras e Urbanização
28/01/2019 17h18

As chuvas esperadas para este período começaram a chegar e, nas primeiras horas desta segunda-feira, 28, foram registradas precipitações moderadas em várias parte do estado. Na capital sergipana, o trabalho para evitar qualquer intercorrência nas ruas foi intensificado por vários órgãos da Prefeitura de Aracaju com visitas técnicas, monitoramento, limpeza da macro e microdrenagens e centrais de atendimento ao cidadão acatando as demandas pontuais que apareciam.

Depois de desenvolver ações preventivas durante todo o fim de semana, a Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) manteve a programação e ampliou o número de locais visitados pelos técnicos, que analisavam a possibilidade de alagamento e deslocavam as equipes, caso fosse necessário.

Inicialmente, as atividades foram executadas na avenida Coelho e Campos, na região dos mercados centrais, Atalaia, Bugio, Dom Luciano, Farolândia, Ponto Novo, 13 de Julho e alguns conglomerados urbanos situados na Zona de Expansão.

Esse tipo de prevenção é algo que recebe a aprovação da população, como conta o frentista Rogério Santos. "Geralmente, as pessoas jogam o lixo no chão e depois surgem os alagamentos. Este serviço tem uma grande importância porque diminui o risco de alagamento, mas as pessoas deveriam ter mais consciência e colocar o lixo no local adequado", afirma Rogério, que acompanhou de perto o trabalho das equipes de drenagem na avenida Francisco Porto.

Investimentos

Para se calcular a dimensão das ações anti-alagamentos, por mês, são atendidas cerca de 600 ruas com recuperação, desobstrução e substituição de manilhas. De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, graças ao trabalho articulado entre órgãos municipais, nos últimos dois anos os alagamentos diminuíram sensivelmente. "O prefeito Edvaldo Nogueira tinha o conhecimento dos transtornos que teve que enfrentar na sua outra gestão, e logo que assumiu criou o Plano de Contingenciamento para planejar ações e trabalhar preventivamente. Sem contar os R$ 127 milhões investidos em obras estruturantes, que ampliaram o sistema de drenagem de áreas com histórico de alagamentos", relata Ferrari.

Solicitação

Para registrar alguma solicitação, a população pode entrar em contato com a assessoria de comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, enviando um e-mail para comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, ou ainda por meio dos perfis do órgão nas redes sociais.