O Programa Saúde na Escola (PSE), realizado através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), divulga o balanço das ações realizadas no ano de 2018 nesta quarta-feira, 30. Durante os meses do último ano, o PSE realizou diversas atividades voltadas à integração, articulação permanente da educação e da saúde para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.
Por ter como base a articulação entre escola e rede básica de saúde, o programa também conta com a realização da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e trabalha com 12 eixos recomendados pelo Ministério da Saúde, contribuindo para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção à saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
De acordo com a referência técnica do programa da SMS, Aline Guimarães, o PSE realiza ações educativas para, entre outras coisas, incentivar alunos da rede a terem uma vida mais saudável, em parceria com as Universidades, atividades sobre alimentação saudável e higiene bucal. "Estas ações beneficiam não só a prática diária do profissional, como também aos alunos atendidos, que são crianças que estão em fase de crescimento e precisam de auxílio e informações sobre nutrição e visão", enfatizou.
O PSE em 2018 atuou em parceria com a Vigilância na Busca Ativa para Hanseníase e Verminose, em parceria com o setor de Vigilância, numa mobilização de conscientização junto aos alunos da rede municipal de ensino. “Distribuímos nas Escolas da Rede Municipal e Estadual, fichas de autoimagem aos estudantes com informações sobre Hanseníase e Verminose, para serem respondidas em casa, pelos pais ou responsáveis, já que o público-alvo da campanha foram crianças e adolescentes de 5 a 14 anos. O questionário respondido ajudou a detectar casos suspeitos para o encaminhamento e tratamento de imediato”, explicou Aline.
Outras ações
Ainda durante o ano, foi realizado o V Seminário do Programa Saúde na Escola, com o tema "Prevenção da obesidade infantojuvenil". A ação teve como objetivo mobilizar e integrar os profissionais, capacitando-os para o desenvolvimento dos temas orientadores do programa que buscam garantir saúde dos estudantes através do conhecimento.
No mesmo âmbito, também foi realizado o projeto 'Protagonismo Juvenil', que trabalhou temas referentes à saúde de jovens e adolescentes. Na ocasião, foi feito um mapeamento das regiões que necessitavam de um trabalho de conscientização mais efetivo, para tratar de temas como prevenção de gravidez não planejada, doenças sexualmente transmissíveis, violência contra mulher, dentre outras temáticas.
Em parceria com o Programa Academia da Cidade (PAC), também da SMS, o PSE realizou atividades físicas alusivas ao Dia das Crianças, numa parceria com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em escolas municipais.
O PSE e o Programa Municipal de IST/Aids promoveram também as oficinas sobre sexualidade para profissionais de saúde, professores e estudantes em Aracaju. A ideia foi melhorar a consciência dos jovens para a questão da sexualidade, como o uso de preservativos para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e gravidez.
Projeto Canto Limpo
Transformar estudantes em protagonistas contra as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Este é um dos principais objetivos do 'Projeto Canto Limpo', desenvolvido pelas SMS e a Semed. A ação é desenvolvida nas escolas e conta com a participação de técnicos do PSE, de professores e de agentes de endemias.
“O Projeto Canto Limpo foi fruto de uma integração entre os profissionais do PSE das duas secretarias, dos supervisores de endemias da DVS e do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) da SMS. Com a aproximação do período mais crítico para a proliferação do mosquito Aedes aegypti na nossa capital, desenvolvemos um projeto que integrasse os alunos das escolas públicas municipais de forma lúdica no contexto de Educação Popular. Isso atraiu mais a atenção deles e fixou melhor o conteúdo”, enfatizou a referência técnica do PSE.
O PSE também desenvolveu atividades lúdicas com a finalidade de contribuir para a formação integral dos estudantes. Em alusão à Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de combate ao Aedes aegypti, foi realizada ação conjunta com a participação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da SMS, e da Secretaria de Defesa Social e da Cidadania (Semdec).
“As crianças participaram de diversas atividades, como palestras, exibição de vídeos educativos sobre o combate ao Aedes, além de uma atividade interativa chamada Caça ao Mosquito. O destaque foi com relação às formas de prevenção contra o Aedes aegypti. Este foi um trabalho de estímulo à prática de hábitos saudáveis, para a promoção da saúde dos pequeninos. E, cuidar deles, é cuidar da família também. Essas crianças têm um poder de persuasão muito grande e nós acreditamos que a educação em saúde é fundamental para prevenção de doenças, portanto, nosso maior objetivo é orientá-los", ressaltou a técnica.