Obra no Augusto Franco confirma Aracaju mais humana

Obras e Urbanização
29/01/2019 14h10

Fazer caminhada, levar animais para passear, aproveitar as primeiras horas da manhã ou depois do expediente e pedalar, usar a sombra das árvores para jogar dominó, damas e xadrez são coisas relativamente comuns, mas impensadas até pouco tempo para os moradores da conhecida avenida Canal 3, localizada no conjunto Augusto Franco. Formalmente denominada de avenidas Caçula Barreto e Dr. Tarcísio Daniel, a via está com uma nova configuração urbanística e os moradores já começam a desfrutar de um ambiente humanizado, urbanizado e com acessibilidade garantida para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A mudança é resultante de investimentos da Prefeitura de Aracaju, que coloca em prática o Planejamento Estratégico para criar um ambiente humano, inteligente e criativo na cidade. Cada metro quadrado de cimento e asfalto e as manilhas subterrâneas possuem função urbana específica, mas só ganham função social quando garantem mais dignidade às pessoas. É este o diferencial nas obras em andamento por toda a capital.

Gente como a aposentada Maria Auxiliadora Cruz, que faz do tempo livre uma maratona de atividades saudáveis e aproveita o espaço urbanizado da Canal 3 como seu "universo particular" e tem sempre ao seu lado a cadelinha Lili. "Sou presença cativa porque é prazeroso frequentar um lugar limpo e seguro, como está agora a Canal 3. E não venho só: trago minha 'filhinha' e convido as vizinhas para aproveitarem o que a vida nos oportuniza", comenta dona Maria, enaltecendo os benefícios que a obra já está gerando.

Há quem utilize a avenida como rota para chegar ao trabalho. É o caso do segurança Roberto Braz, que, diariamente, faz da Canal 3 o roteiro entre sua residência e o local onde presta serviço. "Nem se compara com o que era esta avenida antes e pelo que percebo, e ainda nem foi finalizada. Se para quem apenas usa como rota está sendo esta maravilha, imagine quem mora por aqui. Parabéns à Prefeitura por melhorar nossa cidade", elogia.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, nesta e em outras obras, além dos aspectos técnicos, a Prefeitura sempre analisa os impactos socioeconômicos que resultam a médio e longo prazos. "Não basta jogar cimento e concreto pela cidade. O propósito maior é sempre conciliar aspectos da sustentabilidade da cidade e o desenvolvimento humano, e é isto que se percebe nesta obra, que já segue para reta final e já apresenta melhorias", destaca Ferrari, apontando ainda celeridade nas frentes de trabalho e na construções das calçadas que resultará em mais acessibilidade.

A obra

Fruto do convênio entre Governo Federal e Prefeitura de Aracaju, o projeto completo está orçado em cerca de R$5,3 milhões aplicados em criação de ciclovia, pavimentação de cerca de quatro mil metros quadrados de ruas, melhorias na drenagem, sinalização horizontal e vertical e adequação das calçadas.