Assistência Social realiza encerramento de curso de Instalador Hidráulico

Assistência Social e Cidadania
29/01/2019 17h23

Promover a inclusão e o desenvolvimento social através da qualificação profissional também tem sido uma das áreas de atuação da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju. Nesta terça-feira, 29, foi a vez de 25 alunos receberem sua certificação do curso de Instalador Hidraúlico. Realizado em parceria com o Senai e com o apoio da Fundat, o curso teve uma carga horária de 160 horas e atendeu a usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Enedina Bomfim, Jardim Esperança e Maria Pureza, além de pessoas em situação de acolhimento na Casa de Passagem Acolher.

Esse é o caso do senhor  José Andrade Santos, 58 anos. Natural de Umbaúba, ele está na Casa de Passagem Acolher há quatro meses. “Para mim, essa é uma oportunidade de recomeçar. Eu já sabia fazer muita coisa, mas não tinha como comprovar. Agora, com o certificado embaixo do braço, eu tenho mais chances de conseguir um emprego, arrumar uma casinha e seguir minha vida. Se tiver outro curso, vou querer fazer também. Estou muito feliz e agradecido", comemora.  Assim como ele, outras pessoas que se encontravam em situação de rua e hoje estão no Acolher abraçaram o curso e iniciaram uma nova etapa de suas vidas na busca por novos caminhos.

A turma também foi marcada pela presença de mulheres que viram no curso uma forma de ter um currículo diferenciado. “As pessoas acham que esse curso é só para homens, mas estamos aqui para mostrar que não, que a mulher pode exercer o trabalho que quiser. Agora, além de não depender mais do marido para consertar as coisas em casa, tenho mais um curso para o meu currículo. Há pouco tempo, concluí o de porteira e agora com o certificado desse curso terei um diferencial para conquistar uma vaga no mercado”, explica Débora Oliveira Santana.

Para a coordenadora do Cras Enedina Bomfim, Elisabete Ribeiro, a conclusão do curso representa a luta na qual o município tem se engajado para assegurar a dignidade da população. “Estamos vivendo um momento, infelizmente, em que muitos direitos estão sendo fragilizados em nosso país. Realizar cursos como esse e com um público tão diverso demonstra nosso empenho em ofertar o melhor para os nossos usuários”.

A secretaria municipal da Assistência Social, Rosane Cunha, também destaca a felicidade por ver os usuários do Acolher concluindo o curso. “Nosso principal compromisso é com aqueles que mais precisam do suporte das políticas públicas do município. Pessoas que, muitas vezes, precisam apenas de uma oportunidade para trilharem seus caminhos com autonomia e de forma digna. Por isso, fico muito feliz em termos concluído esse curso com a presença de diversos usuários do Acolher. São pessoas que não se deixaram abater diante das adversidades e que estão lutando para não mais precisarem da assistência do poder público. Agora, junto aos parceiros da Fundat, iremos auxiliá-los na busca por uma vaga no mercado de trabalho”, ressalta.