Trabalho preventivo da Prefeitura evita transtornos para a população em dias chuvosos

Serviços Urbanos
06/02/2019 17h45


A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), continua trabalhando de forma intensa para prevenir eventuais transtornos para a população, principalmente, em dias chuvosos. Por isso, nesta quarta-feira, 6, a empresa mobilizou equipes que fizeram a limpeza e o monitoramento dos canais, conforme o que orienta o Plano de Contingência da administração municipal.

Na avenida Visconde de Maracaju, no bairro 18 do Forte, os agentes deram continuidade ao serviço de limpeza manual. Durante os trabalhos, iniciados na última segunda-feira, 4, eles se dedicaram à retirada da vegetação crescida no entorno do local e também na remoção de objetos descartados pelos próprios moradores dentro do canal. A ação segue até o final desta semana e, de acordo com a Diretoria de Operações, o próximo bairro a ser atendido será o Dom Luciano.

No bairro 13 de Julho, na região da Praia Formosa, o uso da escavadeira hidráulica possibilitou a retirada com mais eficiência dos sedimentos e materiais oriundos do canal da avenida Anísio Azevedo. A ação permite que as águas pluviais da região tenham uma maior vazão, evitando, assim, os acúmulos que causam alagamentos. O equipamento mecanizado também foi utilizado na limpeza do canal do loteamento Copacabana, no bairro Japãozinho, na zona Norte da capital.

Já no Bairro Industrial, na avenida Filadelfo Dórea, os agentes deram continuidade à limpeza pelo método de barragem móvel, onde uma lona é utilizada para represar parte da água do canal, por meio de uma bomba de sucção, e, em seguida, a equipe entra no canal e retira a lama depositada no fundo. Após a equipe sair, a barragem é liberada e toda a água represada transporta a sujeira e desentope alguns dutos com a correnteza. 
 
O possível aumento do volume de águas nos canais também foi acompanhando de perto pelos técnicos da empresa municipal. Foram visitados os canais do conjunto Médici, do Largo da Aparecida, na Jabotiana, os canais que cortam o Bairro Industrial, o bairro Santos Dumont e os que passam pelas avenidas Anísio Azevedo e Airton Teles. Para o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, a contribuição da população é fundamental para garantir a durabilidade dos serviços executados pelas equipes, por isso, o descarte correto do lixo se faz necessário.