Ações preventivas da Prefeitura garantem normalidade na drenagem durante chuvas

Obras e Urbanização
06/02/2019 18h00

O dia foi chuvoso na capital, mas sem registros mais graves, tanto na macro e micro drenagem, como nos principais corredores de trânsito que antes apresentavam histórico da alagamentos. Graças ao trabalho contínuo feito pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), na manutenção da rede de drenagem, a população aracajuana tem convivido nos últimos dois anos cada vez menos com problemas de bocas de lobo entupidas e alagamentos nas vias da cidade.

Nas ações diárias da empresa municipal várias equipes multiprofissionais mapeiam pontos críticos que apresentem riscos ou que possam provocar transtornos para quem trafega pelas vias públicas, além de executarem ações garantem o escoamento das águas pluviais. Durante toda esta quarta-feira, 6, a Emurb e outros órgãos da Prefeitura monitoraram e articularam ações paralelas a fim de minimizar os efeitos das chuvas.

Desde as primeiras horas da manhã, a Diretoria de Operações da empresa municipal mobilizou equipes itinerantes para equacionar as demandas surgidas pontualmente. "Como já vinham sendo desenvolvidas ações preventivas na drenagem e já havíamos detectado a possibilidade desta chuvas, não percebemos maiores estragos verificados em outros anos. Entretanto, é sempre bom registrar que ainda é retirada de dentro da rede subterrânea uma quantidade considerável de entulhos e lixo domestico, descartados próximos à rede, e isso acaba provocando alagamentos", alerta o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari.

Outro fenômeno que incide no acúmulo de água nas ruas é a variação da tábua de maré, que são variações diárias da pressão atmosférica e de alterações no regime de ventos, com períodos de grande correlação de dados que provocam o nível do mar. Com isso, além de dificultar a vazão das águas da rede de drenagem, o fenômeno provoca o movimento inverso, impelindo as águas marítimas para os canais de drenagem.

Com tudo isto, a cidade manteve a rotina de normalidade dentro do perímetro urbano sem grandes complicações oriundas da incidência pluviométrica. "Manter uma cidade como Aracaju sem alagamento é um desafio que só se resolve com planejamento, e isto o prefeito Edvaldo Nogueira tem feito desde o início da gestão, seja com a criação do Comitê de Gerenciamento de Crises, o trabalho em conjunto das secretarias municipais e os investimentos. Desta forma, é muito provável que o número de alagamentos registrados em anos anteriores sejam gradativamente reduzidos", avalia Ferrari.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).