Esgap promove segundo Módulo do Curso de Modernização da Gestão

Planejamento e Orçamento
13/02/2019 17h45

Nesta quarta-feira, 13, ocorreu o segundo módulo do Curso de Modernização da Gestão Municipal iniciado semana passada, numa ação da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), através da parceria com a Universidade Banco do Brasil (UniBB).  Desta vez, o curso online, que é seguido de uma roda de conversa, abordou "Desenvolvimento e Gestão de Projetos de Modernização".

O módulo mostrou como funcionam as fases de identificação e diagnóstico, a fim de identificar os problemas existentes em cada setor, sendo necessário para isso: analisar o contexto, os intervenientes, quem são os atores, as consequências e os benefícios obtidos com a aplicação das soluções.

Conteúdo

Além disso, foram propostos nove passos para elaboração de um projeto de modernização. O que inclui uma justificativa, objetivo, definição de ações, detalhamento dessas ações, avaliação dos valores, identificação das fontes, determinação dos indicadores e das metas. Como um exemplo prático de projeto, o curso citou o atendimento ao cidadão por meio de cadastro multifinalitário.

Mediadores

A roda de conversa contou com o mediador, Leilton Almeida, da Seplog, que é coordenador Geral do Orçamento da Prefeitura de Aracaju. Ele mostrou a importância de gerir bem os recursos dentro de um projeto."Uma coisa é o financeiro, outra coisa é o orçamento, são dois grupos. Agora, tem que ter consciência de uma coisa: só se gasta o que se lembra de colocar no orçamento, se não está no orçamento, não se gasta. É preciso aumentar a receita, diminuir despesas, mas diminuir de uma forma que não comprometa a ponta, que é o atendimento ao cidadão. Nesse aspecto cito o ‘Princípio de Pareto', onde, com 20% de força, tento alcançar 80% de resultado", argumentou.

Outro mediador foi Eurico Lisboa, coordenador de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que salientou o projeto macro de planejamento da Prefeitura.
"A gente vivencia isso na Sema, aguardando a detonação do projeto, do geral para o particular para, já com as ferramentas postas em mãos, poder desenvolver aquilo que a Prefeitura está priorizando", relatou.

No debate ainda foram pontuadas dificuldades no percurso que envolve o Planejamento Estratégico, desde o planejar, cotar até o realizar. Assim como, voltaram a ser discutidas as questões relacionadas à motivação do servidor na execução de projetos.

Como incentivo, o diretor da escola, Bosco Rolemberg, propôs que seja elaborado um plano de modernização por cada servidor e suas respectivas secretarias, concluindo o primeiro curso de 2019. A atividade será apresentada no último módulo, que ocorre na próxima, quarta-feira, 20, às 8h, na Esgap, situada à rua Boquim, 67, Centro.