Trazendo as experiências existentes em outras cidades do Brasil e buscando conciliar desenvolvimento sustentável da cidade, humanização das ações administrativas e diminuição de custos dos serviços ofertados, sem afetar a qualidade, a Prefeitura de Aracaju está inovando nos trabalhos de infraestrutura com o reaproveitamento do material fresado da obra de mobilidade da avenida Beira Mar.
A reciclagem começa com o recolhimento do material asfáltico retirado do antigo pavimento da avenida, levado à usina de asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), onde passa por um novo processo de trituramento e outros métodos de ligamento que mantenham a aderência. "Este processo de reciclagem consiste na reutilização total do material, mas sem que haja a necessidade de incorporar novos agregados. Uma das grandes vantagens é justamente reaproveitar o material e ainda poder reforçá-lo com alguns agentes estabilizadores", explica o secretário municipal da Infraestrutura. Sérgio Ferrari.
Inicialmente, o local contemplado com os serviços foi a Estrada do Aloque, via que liga o conjunto Santa Lúcia à região fronteiriça com o município de São Cristóvão. Na manhã desta segunda-feira, 18, cerca de 80 toneladas de asfalto foram lançadas nos primeiros trechos da artéria, tendo sequência nos próximos dias. A previsão é atender a outros locais com a técnica, inclusive na operação tapa-buraco.
Moradores aprovam
Quem viu a aplicação da camada asfáltica aprovou. Foi o caso de Avenir Brísio Silva, que possui experiência com trabalhos em indústrias e confia no modelo de pavimentação sustentável. "São dois ganhos em apenas uma ação: beneficia a gente aqui desta região, e agride menos o meio ambiente. Espero que esta forma de trabalho tenha sequência", comenta o morador.
A dona de casa Tereza Dias não se contém com a alegra de ver a sua rua sendo pavimentada. "Feliz é pouco. Não tenho palavras para descrever a alegria de ter a frente de minha casa asfaltada, e agora que começaram as aulas e fluxo de carro aumentou bastante. Que bom que a Prefeitura olhou para nós", afirma dona Tereza.
Durante os próximos dias, a Estrada do Aloque receberá novas camadas de asfalto vindo da Beira Mar e beneficiado pela usina da Emurb. "O processo de aplicação é relativamente semelhante ao modo tradicional, como umedecer o solo onde será colocada a camada asfáltica, e, após ser jogada, um rolo compressor estabiliza. Quanto à técnica, é, sem dúvida, algo inovador, pois, além de não onerar a Prefeitura, protege o meio ambiente. Isto só foi possível pelo empenho do prefeito Edvaldo Nogueira, que luta para tornar nossa cidade mais humana e inteligente, e criativa e nada mais adequado do que reaproveitar o asfalto usado nas ruas e avenida para confirmar esta filosofia", destaca Ferrari.