Prefeitura qualifica serviço com reforma e ampliação das unidades de saúde

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2019 09h15
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No campo da saúde municipal, enquanto o primeiro ano da atual gestão foi voltado à organização das Unidades Básicas de Saúde (UBS), inclusive com regularização dos medicamentos e insumos ofertados, o segundo ano foi para dar início à série de melhorias físicas que esses locais careciam e vinham sendo pedidas pela população. Por isso, desde os primeiros meses de 2018, a Prefeitura de Aracaju tem realizado a reforma, ampliação e manutenção desses espaços, além de outros equipamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). 

Por causa da falta de repasse do Ministério da Saúde para o Fundo Municipal da Saúde, em abril de 2018, algumas reformas e ampliações foram paralisadas, mas, cerca de três meses depois, foram retomadas e aceleradas nas UBS Celso Daniel, Anália Pina, Dona Jovem, Cândida Alves, Carlos Hardman, Ministro Costa Cavalcante e Hugo Gurgel. Outras, passaram por revitalizações, através de recursos próprios da Prefeitura, como a João Bezerra, Joaldo Barbosa, José Machado de Souza, Humberto Mourão e Porto Dantas. 

De acordo com a coordenadora de Infraestrutura da SMS, a engenheira Carla Fonseca, das unidades que passaram por algum tipo de obra, quatro já tiveram o serviço concluído: João Bezerra, Joaldo Barbosa, José Machado de Souza, Porto Dantas e Humberto Mourão. “Elas tiveram a conclusão antes porque eram serviços mais pontuais, no entanto, temos as intervenções aceleradas em muitas delas. A Celso Daniel está 88% pronta; a Anália Pina, 90%; a Carlos Hardman, 99%; Dona Jovem, 88%; Cândida Alves, 99%; e a Ministro Costa Cavalcante também 88%. Todas elas estão previstas para ser entregues no dia 6 de março e estamos trabalhando, inclusive, nos finais de semana para cumprir o prazo”, afirmou a coordenadora. 

Nas reformas e revitalizações foram feitas manutenções críticas, a exemplo da revisão elétrica, sanitária, revisão de telhado, piso de alta resistência, piso tátil, adequação de banheiro e outras instalações, pensando na acessibilidade. Em algumas unidades, contudo, foi feita a reestruturação já que foram vistas algumas patologistas que, inclusive, já foram corrigidas. 

Uma das prioridades da gestão, mesmo antes de assumir a administração da capital, era garantir aos usuários uma saúde de qualidade que contasse, principalmente, com equipamentos capazes de atender às demandas, tanto que a reforma, ampliação e revitalização das unidades fazem parte do Planejamento Estratégico. “Criamos uma programação que iniciou com as UBS, já que cuidando primeiramente da atenção básica, que é justamente a base, todo o restante pode ser trabalho de uma forma melhor. Dentro do planejamento, temos um contrato até 2020 para realizar mais revitalizações e a nossa meta é fazer uma unidade por mês”, destacou Carla Fonseca.

Além das unidades de saúde, a Prefeitura também realizou serviços nos hospitais municipais e em alguns Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “A secretaria está atenta às necessidades dos usuários, tanto que, aproveitou o momento de interdição do Hospital Fernando Franco para fazer uma gama de melhorias. Na primeira etapa, fizemos adequações na observação adulta, estabilização adulta, implantamos uma farmácia satélite, fizemos a medicação rápida, revitalizamos a parte de consultórios, criamos mais um espaço que pode ser usado como consultório, setor de acolhimento. E nesses espaços colocamos splits novos. Na segunda etapa, colocamos ar-condicionado na parte de pediatria,e criamos a estabilização infantil. Já na última etapa, fizemos um remanejamento de espaços de setores (o necrotério a administração foram realocados e foi feito um almoxarifado de farmácia). No Nestor Piva, ainda nesse período de transição para a administração terceirizada, nós fizemos adequações na área de enfermaria. Além disso, realizamos adequações nos Caps”, explicou a coordenadora da Coinfra.

Ainda segundo Carla Fonseca, cada equipamento da saúde recebe manutenção periodicamente para manter a segurança das instalações e, assim, qualificar ainda mais o serviço prestado aos usuários. “Temos todo um planejamento de manutenção. Cada unidade de saúde, por exemplo, é visitada a cada 15 dias. Todas as quintas, vamos aos Caps e, às sextas, por preceder o fim de semana, como uma forma de prevenção de possíveis demandas,  os hospitais municipais. As reformas ocorridas vieram após muito tempo sem, sequer, as unidades passarem por manutenção, por isso, não podemos descuidar. A cada reparo, estamos atentos para sempre conservar o serviço e, consequentemente, preservar o usuário de qualquer infortúnio”, frisou a engenheira.