Cine SUSgestão promove debate sobre a saúde da criança

Agência Aracaju de Notícias
21/02/2019 18h02
Início > Notícias > Cine SUSgestão promove debate sobre a saúde da criança

O filme ‘O Começo da Vida', dirigido por Estela Renner, foi exibido na tarde desta quinta-feira, 21, no Centro Cultural de Aracaju, localizado na praça General Valadão. O documentário traz uma análise e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um bebê, tempo considerado crucial para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta. A iniciativa faz parte do projeto realizado pela Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Educação Permanente (Ceps) e ocorre sempre na penúltima quinta-feira de cada mês.

Todas as edições do Cine SUSgestão trazem um convidado especializado na temática abordada. Desta vez, o evento contou com a experiência da psicóloga do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), situado no bairro Santa Maria, Tamyres Lima. "Esse evento privilegia a educação em saúde e a importância da arte para quem lida com pessoas que precisam de cuidados diários. O documentário mostra justamente a necessidade do desenvolvimento motor, principalmente do zero aos três anos de idade e como a gente pode estimular essa questão mais física e o vínculo entre mãe e bebê", destacou. 

A gerente da Unidade de Saúde Cândida Alves, localizada no bairro Santo Antônio, Klyvia Sousa, participa de todas as edições do Cine. "Esse evento nos ensina bastante sobre o Sistema Único de Saúde. Eu, particularmente, acho esses encontros bem proveitosos. É o momento para refletirmos sobre as temáticas abordadas e também para discutirmos esses temas com os colegas de trabalho", colocou.

De acordo com o diretor da Escola Técnica do SUS Aracaju, Murilo Andrade, o Cine SUSgestão oferece educação permanente aos trabalhadores da Rede Municipal da Saúde. "Estamos no terceiro ano do projeto e a cada mês a sensação é a melhor possível. Os trabalhadores comparecem e é muito bacana essa interação. É uma oferta que não deixa de ser trabalho, pois os mesmos se reúnem e discutem temas relacionados ao dia a dia deles", afirmou.