#LivecomEdvaldo: prefeito destaca apoio da Prefeitura aos blocos carnavalescos

Agência Aracaju de Notícias
25/02/2019 22h59
Início > Noticias > 80258

Aracaju foi tomada pelo clima do Carnaval. Com o apoio logístico garantido pela Prefeitura, 39 bloquinhos circularam pelas ruas da capital sergipana nos dois últimos fins de semana, garantindo a alegria da população que caiu na folia, segundo informou o prefeito Edvaldo Nogueira, durante a tradicional live com os internautas, na noite desta segunda-feira, 25. Mantendo a tradição dos anos anteriores, o gestor municipal destacou que, através de um trabalho intersetorial, a administração assegurou toda a infraestrutura necessária à realização dos eventos, previamente autorizados por ela, permitindo aos aracajuanos brincarem com segurança e tranquilidade.

"O que garantiu o sucesso das festas, que se espalharam por várias áreas da cidade. Ao todo, a Prefeitura autorizou 49 blocos, o que foi um recorde. Destes, 39 já saíram às ruas tornando a prévia carnavalesca um grande sucesso, e 10 desfilarão durante o Carnaval. Disponibilizamos a Guarda Municipal e a SMTT, garantindo a segurança dos foliões, realizamos a limpeza das ruas, e tudo deu certo, com clima predominante de tranquilidade. Foi muito importante e eu estou muito feliz porque é uma festa que vem crescendo. Aproveito para parabenizar os bloquinhos pela organização que tiveram", salientou.  

Grande incentivador da cultura popular, Edvaldo lembrou, durante o encontro quinzenal com seus seguidores, que o estímulo aos blocos de rua se intensificou durante suas gestões anteriores. "Começou quando fui vice-prefeito e Déda prefeito. Depois, quando assumi a Prefeitura, acabei com aquele Carnaval que acontecia na região dos mercados centrais e que era todo cercado, ocasionando muita bagunça. De lá para cá, começamos a estimular os blocos, inicialmente os mais tradicionais, e depois os que foram surgindo em vários bairros da capital. Tudo isso foi muito positivo", ressaltou o gestor lembrando o decreto do ponto facultativo para os dias 4,5 e 6 de março, assinado por ele nesta segunda.

O prefeito também falou sobre a liberação do bloco do Samba do Arnesto, ao responder uma internauta. Edvaldo enfatizou que, ao contrário do que vem sendo veiculado nas redes sociais, o evento foi autorizado pela gestão municipal. "Quero dizer que foi liberado para fazer em qualquer rua da Atalaia, menos na avenida Santos Dumont, porque não é de hoje que a Prefeitura não libera para blocos. Se fosse para a acontecer no estacionamento em frente à Passarela do Caranguejo, como foi no ano passado, nós liberaríamos, assim como em qualquer rua que pudesse circular trio elétrico. Desde 2002, quando houve um problema com trio na Orla, não liberamos mais. E isso se aplica para qualquer bloco", explicou, continuando.

"A gente libera aquela avenida para eventos esportivos, para eventos religiosos, mas para eventos carnavalescos de rua, não liberamos. Estranhei essa manifestação porque temos plena consciência das nossas decisões e sempre apoiamos manifestações carnavalescas. Aproveito para dizer que não tenho nenhum problema com o Samba do Arnesto, que tocou no nosso Réveillon, e que, inclusive, contou com todo apoio logístico da Prefeitura, assim como os demais blocos que circularam pela cidade", acrescentou.

Mobilidade

No bate-papo com os internautas, o prefeito também comemorou o rápido andamento das obras de mobilidade urbana que estão sendo executadas na capital. "O recapeamento da avenida Beira Mar caminha a passos largos e vocês já conseguem perceber a celeridade da obra. Claro que os transtornos existem, são naturais, mas após o término, será um ganho muito grande para a nossa cidade eu terá toda a avenida Beira Mar recapeada, assim como outros três corredores de trânsito importantes para os quais daremos ordens de serviço entre abril e maio", frisou.

Ao falar dos avanços do projeto, o prefeito lembrou seu cunho sustentável, uma vez que todo o asfalto retirado no processo de fresagem está sendo reutilizado em outras áreas, a exemplo da Estrada do Aloque. Edvaldo também destacou outras etapas do Plano de Mobilidade Urbana, como a construção de um novo terminal do Mercado, a implantação dos semáforos inteligentes e a instalação de 150 novos abrigos de ônibus. "O projeto arquitetônico do terminal está maravilhoso e praticamente concluído. Também estamos trabalhando no projeto dos abrigos. Não gostei do primeiro que me apresentaram e pedi que fizessem outro, com proteção suficiente às pessoas que esperam os ônibus. Além disso, estamos instalando os semáforos que darão um upgrade na sinalização semafórica de Aracaju", detalhou.  

Interação

Por quase uma hora, o prefeito interagiu com os internautas através das redes sociais. Na #livecomEdvaldo, o gestor municipal respondeu aos questionamentos, as dúvidas e aos elogios. Ele também recebeu demandas e se comprometeu a dar encaminhamento junto aos órgãos municipais. O bate-papo ocorre sempre às segundas-feiras, a cada 15 dias, a partir das 19h, no Facebook e Instagram.