Carnaval: Prefeitura trabalha com foco na prevenção da saúde

Saúde
27/02/2019 17h58

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) acompanha, apoia e auxilia as ações de prevenção de saúde todos os eventos públicos da capital, como é o caso do Carnaval, por exemplo, uma festa popular e que costuma reunir grande quantidade de pessoas. Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e do Projeto Vida no Trânsito (PVT), vem fazendo várias atividades preventivas alusivas à folia de Momo.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) aconteceu, durante todo este mês de fevereiro, o projeto 'Minuto da Prevenção'. “Em Aracaju, este ano, houve muitos bloquinhos carnavalescos durante todos os finais de semana deste mês. Então, estamos indo às UBS falar da importância da prevenção e disponibilizar os preservativos através do Minuto da Prevenção”, informou a técnica responsável pelo Programa IST/Aids, Débora Oliveira.

O Programa IST/Aids também participou do Baile Da Melhor Idade promovido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, no Iate Clube, na tarde da última terça-feira, 26, com orientações de prevenção da aids e das infecções e doenças sexualmente transmissíveis, além da entrega de preservativos masculinos e femininos.

“Mulheres com 70 anos obtiveram maior variação de aumento de casos de confirmação do vírus HIV, conforme dados do Ministério da Saúde. De 2007 a 2017, os diagnósticos cresceram sete vezes”, enfatizou Débora.

Importância

A próxima ação acontece nesta sexta-feira, 1º de março, quando serão disponibilizados testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C na praça dos mercados municipais, no centro da capital. “Faremos parte do cortejo do Rasgadinho durante os quatro dias de Carnaval, vamos disponibilizar preservativos nos dois hospitais da capital Nestor Piva e Fernando Franco porque durante os dias de carnaval as duas unidades estarão abertas”, acrescentou a técnica.

Para a idosa Josefa Aldérica Ferreira, representante do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Rollemberg Leite, foi muito importante a participação das técnicas do Programa no baile para lembrar a importância do uso de preservativos nas relações sexuais dos idosos. “A melhor coisa da vida é se prevenir, principalmente no carnaval, porque os idosos também se contaminam com os vírus das doenças. Então, neste carnaval devemos usar camisinha”, alertou.

Saúde Mental

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) também promoveram festas carnavalescas durante a semana. “Esses eventos fazem parte do tratamento dos usuários dos Caps , pois trabalhamos a socialização e o resgate da cultura, além de proporcionar a apresentação dos produtos feitos nas oficinas terapêuticas, como os enfeites carnavalescos, por exemplo”, explicou a apoiadora institucional da Reaps, Mairla Protázio.

Os Caps Jael Patrício, o Liberdade, o Vida e a Unidade de Acolhimento Adulto fizeram o grito de carnaval nas respectivas unidades. O Caps David Capistrano fez um bloquinho e saiu às ruas no entorno da unidade com a Banda Tô Chegando, formada por integrantes do próprio Caps nesta quarta-feira, 27.

O usuário do Caps há dez anos e percussionista da Banda Tô Chegando, Alessandro Oliveira Pereira, gostou da ação. “É um bloco muito bom, eu me sinto muito bem, nós trazemos a família e brincamos em paz e com amor. Gosto muitas das atividades daqui porque temos o apoio de uma equipe maravilhosa que trabalha aqui”, ressaltou.

“Eu gostei muito porque nunca curti carnaval assim, teve concurso, inclusive eu ganhei o concurso de Rainha do Frevo e fiquei muito feliz”, entusiasmou-se a usuária do Caps Jael Patrício, Larissa dos Anjos Reis.

PVT

O Projeto Vida no Trânsito (PVT) também aproveitou o momento carnavalesco para lembrar que direção e álcool não combinam, por isso, integrantes do projeto da SMS e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju fizeram várias atividades conjuntas na chamada “Operação Carnaval”.

Na última terça-feira, 26, houve blitz educativa próximo ao Mirante da 13 de Julho. Nesta quarta, 27, a blitz aconteceu próximo ao estacionamento da Universidade Tiradentes (Unit), no Campus Farolândia. Já na sexta, 28, haverá, às 18h, ação na passarela do Caranguejo da Orla de Atalaia.