Carnaval: operação Terminal Seguro promove segurança durante deslocamento dos foliões

Defesa Social e Cidadania
02/03/2019 19h58


Durante todo o período carnavalesco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), executa estratégias para reforço da segurança nos terminais de integração da capital. Operacionalizada pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a operação Terminal Seguro contribui para a tranquilidade dos foliões que fazem uso do transporte coletivo.  
 
O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, aponta que a operação foi reforçada, este ano, com a utilização da Base Móvel de videomonitoramento. “A base opera, neste sábado, no terminal Leonel Brizola, e volta a ser instalada, nesse mesmo local, na segunda-feira, 4. O recurso contribui para garantir maior efetividade ao trabalho preventivo, tendo em vista o aparato tecnológico que permite a visualização de atitudes suspeitas, através da câmera de longo alcance, anexada à unidade móvel”, explicou.
 
Para Eliene de Oliveira Santos, que frequenta o Terminal Leonel Brizola, na zona Oeste da capital, a presença da Guarda Municipal, nos terminais, é muito eficiente. “A gente se sente mais seguro”, afirma Eliene. Ela acredita que o reforço da segurança durante o período de Carnaval é muito importante para a população. 

A aposentada Josefa Maria de Jesus frequenta o terminal e considera que a inovação do videomonitaramento contribui de maneira significativa. “ É uma mudança para melhor. A atuação da Guarda é muito importante nesse espaço. Tenho uma sensação de maior segurança com a presença deles”, enfatizou.  

O reforço da operação Terminal Seguro contribui com a segurança em todos os terminais de integração da capital, através de rondas e aparelhamento preventivo. Além disso, também, durante o cortejo carnavalesco do Rasgadinho, que ocorre até a terça-feira, 5, as equipes dão suporte para contribuir com a tranquilidade do evento.