Operação Terminal Seguro gera resultados positivos durante o Carnaval

Defesa Social e Cidadania
07/03/2019 12h02

Durante o período carnavalesco, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e a Cidadania (Semdec), intensificou as ações preventivas que resultaram na diminuição do número de ocorrências registradas pela Guarda Municipal de Aracaju (GMA). O trabalho, realizado especialmente nos terminais de integração, através da operação Terminal Seguro, garantiu maior tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. Além disso, o apoio à segurança em alguns blocos carnavalescos contribuiu para a segurança de foliões na capital.

Houve, entre os dias 1º e 6 de março, uma redução de 75% dos chamados para a GMA, em relação ao mesmo período do ano passado. Também foi registrada a queda em 12% no número de ocorrências. Já as paradas breves das equipes, principalmente nos terminais, foram ampliadas em 90,3%, em relação a 2018. Os dados reforçam a efetividade do caráter preventivo da atuação da Guarda Municipal.

O secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, avalia redução de ocorrência e eficácia do patrulhamento preventivo para a segurança. "Foi um Carnaval tranquilo, com redução dos índices de ocorrências e chamados para o 153, o que significa que as estratégias adotadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Semdec, e operacionalizada pela GMA, são acertadas. Houve aumento do patrulhamento nos terminais, inibindo o deslocamento de pessoas com má intenção, com armas brancas ou armas de fogo, reduzindo, assim, o número de ocorrências", avaliou o secretário Luís Fernando.

Também para esse período, as ações contaram com o reforço da base móvel de videomonitoramento, que esteve em funcionamento no terminal Leonel Brizola, na zona Oeste da capital, no sábado, 2, e na segunda-feira, 4. Com o auxílio da tecnologia, foi possível otimizar os trabalhos preventivos no terminal onde há grande fluxo de pessoas que entram e saem da cidade, por meio do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite.

"Cada vez mais, nos convencemos de que essa intensificação do patrulhamento nos terminais de ônibus traz resultados muito positivos. Nos mantemos concentrados nas diretrizes estabelecidas pelo prefeito Edvaldo Nogueira, no sentido de ter resultados cada vez melhores, com uma Guarda atuante e uma contribuição eficaz para a Segurança Pública, no nosso município", destacou Luís Fernando Almeida.