Escolas municipais começam a receber videomonitoramento

Educação
07/03/2019 14h38
Início > Notícias > Escolas municipais começam a receber videomonitoramento

A Prefeitura de Aracaju segue cumprindo as metas do seu Planejamento Estratégico, levando melhorias para a população em diversas áreas. A Secretaria Municipal da Educação (Semed) iniciou, na última semana, a instalação do videomonitoramento das escolas municipais da cidade. As primeiras escolas beneficiadas foram a Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, e a Presidente Vargas, no Siqueira Campos. Na manhã desta quinta-feira, 7, outras cinco unidades da rede receberam a instalação.

Partindo do objetivo da Modernização Tecnológica Educacional, um dos itens do Planejamento Estratégico, o videomonitoramento, em sua primeira etapa, atenderá 29 escolas, mais cinco prédios administrativos da Semed até o final do ano, totalizando um investimento de mais de R$ 534 mil. A partir deste sistema, a Guarda Municipal de Aracaju (GMA) poderá monitorar, direto de sua central, toda a movimentação nos locais em que as câmeras estão instaladas.

“O Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju vai ganhando forma e a população já vê os resultados. O início do videomonitoramento nas nossas escolas representa um grande avanço, pois alia segurança e tecnologia à favor dos nossos estudantes e profissionais da Educação, do nosso patrimônio, que são as nossas escolas, e é mais um passo para a construção de cidade inteligente, humana e criativa”, afirma a secretária municipal da Educação, Maria Cecília Leite.

Além das Emefs Presidente Vargas e Juscelino Kubitschek, que já contam com o sistema desde a semana passada, nesta quinta-feira, estão recebendo a instalação as Emefs Letícia Soares de Santana e Olga Benário, no bairro Santos Dumont; Jornalista Orlando Dantas, no bairro Olaria; Maria Thétis Nunes, bairro América; e a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Garcez Vieira, no bairro Siqueira Campos.

Beneficiados

A Emef Presidente Vargas recebeu, no total, 28 câmeras de videomonitoramento. O coordenador administrativo da unidade, Robson Santana, comemorou a chegada do sistema. “O monitoramento é muito bem-vindo na escola, uma vez que nos deixa mais confortável e seguros. A escola é muito grande e podemos visualizar o que acontece por aqui, não só nos horários de aula, como também durante a noite e nos fins de semana. Isso é positivo tanto para nós, profissionais da Educação, quanto para os nossos estudantes”, comemorou.

A Emei José Garcez Vieira, que atende cerca de 250 alunos entre seis meses e cinco anos de idade, também será uma das primeiras beneficiadas com a implantação do videomonitoramento. “É uma tecnologia muito importante que vai deixar as nossas escolas mais seguras. Vai ajudar a proteger nossos alunos e o nosso patrimônio. Estou muito confiante e agradeço à Secretaria Municipal da Educação por trazer para a nossa escola este empreendimento tão importante”, ressalta a diretora da Emei, Maria Angelica de Jesus Santos.

Como funciona

Após a avaliação do prédio pela GMA, um relatório é encaminhado da Semed para a Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestãp (Seplog), responsável pela licitação. Depois que as câmeras são instaladas, as imagens podem ser acompanhadas na central de monitoramento da Guarda Municipal e pela empresa responsável pela instalação; também pela direção da escola, através de um aplicativo no celular; e, paralelamente, pela Semed. Cada unidade monitorada também contará com um botão de emergência, que poderá ser acionado a qualquer momento. O aviso será recebido pela GMA, que encaminhará uma viatura ao local. Nos horários em que as escolas estão fechadas, um alarme é ativado, disparando diante de qualquer tentativa de invasão.