Aracaju esteve organizada durante todo o período carnavalesco

Agência Aracaju de Notícias
07/03/2019 16h19
Início > Notícias > Aracaju esteve organizada durante todo o período carnavalesco

Enquanto os foliões se preparavam para curtir o Carnaval, a Prefeitura de Aracaju, através de diversas equipes, atuou para preparar a cidade para o período mais festivo do ano. Por isso, durante os dias da festa do Momo, a capital sergipana manteve a organização e a administração municipal esteve a todo instante garantindo o apoio logístico aos eventos carnavalescos. 

Segurança

Mesmo que a segurança seja uma responsabilidade do Estado, junto à Polícia Militar, a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), por meio da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), se fez presente no apoio através da Operação Terminal Seguro. O trabalho realizado especialmente nos terminais de integração garantiu maior tranquilidade aos usuários do transporte coletivo. Além disso, o apoio à segurança em alguns blocos carnavalescos, contribuiu para a segurança de foliões, na capital. 

Houve, entre os dias primeiro e 6 de março, uma redução de 75% dos chamados para a GMA, em relação ao mesmo período do ano passado. Também foi registrada a queda em 12%  no número de ocorrências. Já as paradas breves das equipes, principalmente nos terminais, foram ampliadas em 90,3%, em relação a 2018. Os dados reforçam a efetividade do caráter preventivo da atuação da Guarda Municipal. 

Também para esse período as ações contaram com o reforço da base móvel de videomonitoramento, que esteve em funcionamento no terminal Leonel Brizola, na zona Oeste, da capital, no sábado, 2, e na segunda-feira, 4. Com o auxílio da tecnologia, foi possível otimizar os trabalhos preventivos no terminal onde há grande fluxo de pessoas que entram e saem da cidade, por meio do Terminal Rodoviário José Rollemberg Leite. 

Saúde 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) teve como foco a prevenção de ISTs/Aids, por isso, esteve com uma equipe itinerante e com o Previna Móvel. Durante o período, a SMS realizou a distribuição de preservativos e fez o trabalho de conscientização em bloquinhos, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs – Nestor Piva e Fernando Franco), em baile de idosos, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nos Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar – Augusto Franco e Siqueira Campos), e no Rasgadinho. No total, foram distribuídos 167.276 preservativos masculinos, 2.830 preservativos femininos e 52.900 géis lubrificantes. 

Trânsito
 
Além de prestar apoio ao Rasgadinho, realizando o bloqueio de vias e o desvio de algumas linhas do transporte público para melhor atender a população em geral, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) autorizou 100 bloquinhos de rua e deu apoio a 20 deles, incluindo o período pré-carnaval.
 
Durante o carnaval, contudo, a SMTT registrou 30 acidentes, mais precisamente entre os dias 2 e 5 de março.
 
Limpeza

Ao todo, mais de 70 profissionais, coordenados pela Diretoria de Operações (Dirop) da Emsurb, trabalharam para atender as demandas durante a folia de Momo. De acordo com a Dirop, neste ano foram recolhidas 7,06 toneladas de resíduos durante os dias do Rasgadinho e 3,75 nos demais bloquinhos de Carnaval, número inferior à quantidade coletada no ano passado, que foi de quase 37 toneladas. 

O período do Carnaval também foi de muito trabalho para as equipes da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) que atuam nos mercados centrais e setoriais da cidade. O Maria Virgínia Franco, antigo Albano Franco,  reabriu nesta quarta-feira, 6, após receber um mutirão de serviços, iniciado no último domingo. Foram realizadas a limpeza de fossas e caixas de gordura, dedetização, desratização e lavagem de todo o prédio.

Assim como os mercados centrais, os setoriais também receberam ação de limpeza e voltaram a ter o seu funcionamento normal na manhã desta quarta-feira.