O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu as servidoras da Prefeitura de Aracaju, na manhã desta sexta-feira, 8, com flores, na entrada da sede do Centro Administrativo. A homenagem, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na data, ocorre há três anos, como forma de reconhecer a importância, de cada uma, para a gestão municipal e, ao mesmo tempo, chamar a atenção para a luta pela igualdade.
“É um gesto singelo, mas que faço questão de repetir ano a ano, assim como fiz nos meus mandatos anteriores. Uma maneira de parabenizar, incentivar e elevar a data significativa, fruto de um dia histórico, trágico e que, a partir daquele momento, passou a ser lembrado no mundo inteiro. A prática desse ato não tem sentido de sofisticação. Há uma amplitude nisso. Entregamos rosas para as mulheres que fazem a nossa administração como forma de representar o amor, que deve transcender e imperar”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.
O gestor municipal ressaltou, em seu discurso, que a data representa a comemoração pelos espaços conquistados pelas mulheres, mas também o fortalecimento da luta pelo fim da violência contra a mulher. “Hoje as mulheres podem votar, ocupam espaços importantes, são maioria nas universidades, mas ainda assim existe um preconceito muito grande, uma desigualdade, especialmente quando se trata de salários. E um fato que agrava é a violência, que tem aumentado. É claro que não devemos nos assustar com as denúncias porque elas mostram que as mulheres não estão mais sofrendo oprimidas, caladas, mas mostra o quanto temos que avançar e batalhar contra isso”, enfatizou.
Edvaldo frisou, ainda, que o momento é de reflexão e que a igualdade, pela qual todos lutam, só será alcançada com o fim da intolerância. “Tenho 58 anos de idade, 30 anos de política, e nunca vi tanta intolerância como agora, nos tempos atuais. Aproveito esse dia especial, para falar sobre isso, porque é uma luta de todos. A sociedade precisa aprender a se respeitar de forma plural. Não existe igualdade sem respeito. Ao celebrar este dia, quero não apenas parabenizar as mulheres, mas dizer que precisamos nos unir para enfrentar esse grave problema, juntos. Precisamos tomar consciência de que, para alcançar a sociedade onde homens e mulheres são iguais, é preciso lutar”, salientou.
Luta diária
Além da entrega de flores pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a Secretaria Municipal da Assistência Social, realizou a distribuição de panfletos, com mensagens de empoderamento feminino e de alerta para identificação de casos de violência doméstica. Segundo a secretária da pasta, Rosane Cunha, a atividade integra um pacote de ações, realizado durante todo o ano.
“Trabalhamos a temática dia-a-dia, através dos nossos Cras e dos nossos equipamentos de direitos humanos. Por meio de pesquisas internas já constatamos, inclusive, que nos locais em que mais abordamos o tema é que o número de denúncias cresceu. E nesse dia 8 de março não poderia ser diferente. A Prefeitura vem mostrar, aqui, que é um dia de festa, mas que também é um dia de apoio. As mulheres têm direitos, sim, e elas podem encontrar na Prefeitura o apoio que buscam para enfrentar essas situações difíceis, porque executamos diversas políticas públicas para minimizar esse lado negativo”, afirmou.