Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Agência Aracaju de Notícias

Obra da Prefeitura garante acessibilidade no Pantanal

14/03/19 11h00

A Prefeitura de Aracaju, seguindo as diretrizes do Planejamento Estratégico, e através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), vem realizando obras de infraestrutura e transformando toda a capital. A cada ação surge a preocupação com a acessibilidade, garantida por lei e implantada em toda obra de infraestrutura realizada pela atual gestão. Exemplo disso é o loteamento Pantanal, que vem se somando aos bairros contemplados com obras de acesso que garantem a transitabilidade.

Antes, era quase impossível andar pelas ruelas estreitas e cheias de mato e lama do bairro. Em alguns locais só se conseguia chegar de bicicleta ou motocicleta, sendo comprometido o acesso de serviços fundamentais, como o Serviço de Atendimento Móvel (Samu) e rondas da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e da Polícia Militar de Sergipe (PMA/SE). Entretanto, a partir da retomada da obra, com investimentos que somam mais de R$ 3,6 milhões em recursos conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, 12 ruas e travessas foram contempladas com implantação de rede de drenagem, rede de distribuição de água e rede de esgoto sanitário.

O compromisso com a população é tão relevante que a atual administração destacou um setor específico para garantir o direito de ir e vir a todos: o Departamento de Acessibilidade. "A Prefeitura procura seguir as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por isso a atual gestão capacitou os profissionais responsáveis pelo setor de acessibilidade para garanti-la, mediante sua importância para a cidade e para a população", afirma o responsável pela análise de acessibilidade do espaço urbano e empreendimentos da Emurb, Hugo Déda.

O termo acessibilidade não se restringe somente às pessoas com deficiência. Engloba também os demais cidadãos moradores da comunidade que transitam pela calçada para fazer uma simples caminhada. Segundo Hugo Déda, "a acessibilidade é uma questão democrática, é para todos". Portanto, ao proporcioná-la aos aracajuanos, a Prefeitura assume um compromisso com a qualidade de vida das pessoas.

Além disso, a gestão respeita a Lei Municipal n° 4.444, que estabelece normas de acesso para a cidade de Aracaju, a Lei Federal n° 10.098, que assegura transitabilidade como forma de autonomia para todos os brasileiros com deficiência, e tem um compromisso com a segurança da população. "A Emurb só libera projetos de acessibilidade nos bairros após uma restrita análise do Departamento de Acessibilidade, responsável por avaliar as obras e concluir se podem garantir transitabilidade", garante Hugo Déda.

População satisfeita

No período de chuvas, era praticamente impossível a entrada de veículos no bairro. "Os taxistas se recusavam a vir por causa da lama para não atolar os veículos", lembra a dona de casa Maria Ivanilde dos Santos. Moradora do loteamento Pantanal há sete anos, Ivanilde avalia positivamente as obras realizadas na sua comunidade. "Em relação ao que era esse bairro, com muita lama, poeira, pedra e buraco, hoje está cem por cento melhor", pondera.

Quem também dá nota dez às ações municipais é o vigilante José Cláudio Ramos. "Na rua em que moro ficou uma maravilha. Nós, da comunidade do Pantanal, só temos que agradecer à Prefeitura de Aracaju", afirma o vigilante.