Edvaldo acompanha lançamento de livro de Henrique Prata e Gilfrancisco

Agência Aracaju de Notícias
11/03/2019 22h28
Início > Noticias > 80388

O prefeito Edvaldo Nogueira participou, na noite desta segunda-feira, 11, do lançamento dos livros “Ranulfo Prata - Vida e Obra”, organizado por Gilfrancisco Santos, e “A Providência - Os milagres que levam a filosofia do Hospital do Câncer de Barretos para todo o País”, do empresário Henrique Prata. Para Edvaldo, as duas publicações possuem grande significado, sobretudo por mostrar o trabalho desenvolvido pela família Prata em prol do tratamento de pacientes com câncer no Brasil. 

“Estes livros têm uma importância muito grande. O livro sobre Ranulfo resgata a história deste grande sergipano, que galgou grandes posições no mundo cientifico e que fundou um hospital referência na luta contra o câncer. Já seu neto, Henrique Prata, dá prosseguimento a este projeto, e atuou para transformar aquela semente no maior hospital de tratamento de câncer da América Latina, voltado exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde. O livro de Henrique mostra a força do amor, da dedicação e do sentimento de igualdade. Estas duas obras de completam”, afirmou Edvaldo. 

O empresário e presidente do Hospital do Amor, Henrique Prata, se disse muito feliz em estar no Estado de sua bisavó e do seu avô. “Esse DNA sergipano me deixa envaidecido. Foram as origens mais importantes que influenciaram na minha formação e preocupação com a humanização da saúde”, afirmou ele, que cumpriu em Aracaju, ao longo do dia, uma extensa agenda de visita a unidades de saúde da prefeitura e do governo estadual.

“Ana Hora Prata, minha bisavó, fez a Casa da Misericórdia de Simão Dias. O DNA dessa mulher é tão forte, que o filho dela, Ranulfo Prata, meu avô, se torna médico e atua somente com o serviço público. Meu pai, também médico, e minha mãe fundaram o Hospital de Câncer de Barreto. Hoje somos o terceiro melhor serviço de câncer do mundo. Atendemos seis mil pacientes/dia pelo SUS”, disse. 

O escritor Gilfrancisco Santos destacou que escolheu pesquisar sobre Ranulfo Prata pelo fato dele ter sido um grande escritor, mas desconhecido pelos sergipanos. “O livro é uma homenagem, uma dívida que temos com Ranulfo”, ressaltou. “Ele foi um dos mais importantes escritores do país, é sergipano de Lagarto e entrou na Faculdade de Medicina de Salvador, onde deu início a sua vida acadêmica e apresentou os primeiros interesses em literatura quando escreveu o conto ‘O tropeiro’, que foi publicado no Jornal ‘A Tarde’, de Salvador”, explicou.

O governador Belivaldo Chagas, presente no lançamento, destacou a importância do livro A Providência, em que Henrique Prata relata a sua experiência para recuperar um hospital do Amazonas. "É importante que as pessoas tenham conhecimento desse trabalho de humanização da saúde que o Henrique está promovendo, não só em Barretos, mas em vários estados, inclusive em Sergipe", ressaltou Belivaldo Chagas. 

Belivaldo também elogiou a iniciativa de Gilfrancisco em publicar a biografia de Ranulfo Prata, e anunciou que a Edise vai reeditar toda a obra literária produzida por Ranulfo e que os livros serão distribuídos nas escolas da rede estadual. “Os sergipanos precisam conhecer a trajetória dessa família e a literatura de Ranulfo Prata. Nossos jovens precisam conhecer nossos intelectuais”, justificou Belivaldo.