Sejesp realiza Dia da Juventude no Porto Dantas

Agência Aracaju de Notícias
13/03/2019 21h41

Quem esteve no Centro de Excelência Maria das Graças Azevedo Melo, localizado no bairro Porto Dantas, na tarde desta quarta-feira, 13, participou de uma série de atividades em homenagem ao Dia Municipal da Juventude, criado por lei em 2008, na gestão do prefeito Edvaldo Nogueira.  O evento, organizado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), atraiu centenas de moradores da região.

O Dia Municipal da Juventude foi inserido no calendário cultural da Prefeitura, através da lei nº 3.573, de 30 de junho de 2008, sancionada pelo atual prefeito Edvaldo Nogueira. O secretário da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, ressaltou a importância de promover eventos como esse, que abordam assuntos importantes para a juventude. "A juventude aracajuana precisa de políticas públicas que viabilizem mudanças na expectativa de vida, como é o caso da oferta de vagas de Jovem Aprendiz. Os jovens buscam oportunidades e é isso que podemos oferecer, além de muita informação", explicou.

Além da oferta de vagas de emprego, foi realizado cadastro de currículo e orientação profissional, pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), palestra de enfrentamento à violência contra a mulher, pela Secretaria Municipal da Assistência Social, palestra sobre escolhas seguras para a juventude, realizada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, participação do grupo teatral Cones, da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), divulgação do ID Jovem, com Superintendência Estadual do Esporte e Lazer, além da palestra motivacional com o humorista Ramom Coxinha.

Para a estudante Jenifer Santos, de 17 anos, foi muito interessante ter acesso às orientações que o evento pôde proporcionar. "Foi uma tarde muito legal. Quero trabalhar e acho que me ajudou a enxergar melhor os caminhos que posso seguir. Vim com uma amiga e ela já deixou o currículo dela aqui. Tomara que seja chamada. Os jovens precisam mesmo de oportunidades senão acabam caindo no mundo das drogas. Eu não quero isso para mim", pontuou a jovem.

O humorista Ramon Coxinha também avaliou o evento como uma grande oportunidade para a juventude. "Levar um pouco do meu trabalho para essas pessoas e elas entenderem que podem fazer arte com a sergipanidade, com as coisas de Sergipe, é muito importante. Fazer intervenções artísticas não é somente levar as crianças para o teatro e cinema, é também vir ao lugar delas, trazer artes para elas. É muito legal ver elas curtindo e acompanhando meu trabalho, elas se identificam com o que veem e isso me motiva. Além disso, mostra a elas que é possível fazer arte com nossa cultura", afirmou.

Parcerias

O evento contou com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), das Secretarias Municipais da Saúde (SMS) e da Assistência Social e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).