Recapeamento asfáltico no conjunto Castelo Branco leva alegria aos moradores

Agência Aracaju de Notícias
22/03/2019 09h00
Início > Noticias > 80446

A intervenção do poder público nas comunidades causa efeitos na ordem prática e psicológica dos moradores. No conjunto Castelo Branco, onde a Prefeitura de Aracaju realizou um processo de recapeamento asfáltico em cinco ruas, a população relata a alegria de ver a administração municipal agindo bem perto, transformando esteticamente o local onde residem, aumentando sua comodidade e beneficiando sua autoestima. 

A mudança do calçamento para o asfalto criou condições objetivas para a melhoria na qualidade de vida dos moradores do conjunto, que se sentem mais seguros em relação às intempéries naturais e observam vantagem econômicas.  “Quando chovia, a rua ficava cheia de água, o que atrapalhava na locomoção, especialmente das crianças, pois o calçamento possuía muitas imperfeições. Eu estou muito feliz com o asfaltamento por dois motivos: as poças de lama não existem mais e porque deu mais visibilidade ao meu comércio, uma vez que mais pessoas escolhem esse trajeto”, aponta  Aloísio de Resende Júnior, 38 anos, proprietário de um salão de beleza e morador há 15 anos do conjunto.  

Realizar um projeto como este leva otimismo para aqueles que podem acompanhar de perto a execução do trabalho que está atento às contradições sociais que permeiam a cidade. “Faz toda a diferença quando a gente vê o trabalho na frente da nossa casa. A estética da rua melhorou muito, o que valoriza nosso imóvel. Nós vemos os nossos impostos sendo aplicados. Eu espero que esse tipo de ação continue, sobretudo para a população mais carente”, explica Maely dos Santos, 41 anos.  

O sentimento de realização é acompanhado pelo morador Josenilto da Cruz, 41 anos, nascido e criado no conjunto. Observar a transformação agora vigente aumenta a satisfação de fazer parte desta comunidade. “Desde que eu moro aqui essa é a melhor situação das ruas. Antigamente era difícil até se locomover, hoje nós sentimos orgulho bela beleza. É muito bom ver a atenção que a Prefeitura deu a gente, espero que continue melhorando”, relata.  
 
A mudança na infraestrutura beneficiou de maneira ainda mais especial aqueles que possuem restrições para se deslocar, diminuindo os riscos de acidentes e incentivando hábitos saudáveis. “Esse trabalho foi maravilhoso. Eu costumo fazer exercícios com minha amigas, andar por aqui. Antes a gente corria risco de tropeçar, torcer o tornozelo. Agora a gente faz esse percurso das ruas asfaltadas, tudo maravilhoso. Graças a Deus o prefeito olhou por nós aqui, coisa que não acontecia em muito tempo”, ressalta dona Marinalva Ramos, 75 anos.