Pediatria: atendimento no Fernando Franco é otimizado com reformulação da unidade

Agência Aracaju de Notícias
26/03/2019 09h00

Desde o início do mês de março, todos os setores do Hospital de Pequeno Porte (HPP) Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, na zona Sul de Aracaju, estão funcionando de forma regular após a recomposição da escala médica e de algumas reformulações estruturais na unidade. Entre os serviços que mais cresceram está a pediatria, que, sobretudo, nesta época do ano, tem um fluxo consideravelmente maior, devido ao aumento dos casos de viroses.
 
Atualmente, a unidade atende no setor clínico com quatro médicos diurnos e três noturnos, em plantões de 12 horas cada e, no setor pediátrico, com três diurnos e três noturnos, também com plantões de 12 horas. “Como a escala médica foi reformulada, passamos a ter também uma organização maior. Temos observado uma procura grande, até porque as pessoas percebem a melhora na qualidade do serviço e, assim, a demanda aumenta. Uma das vantagens encontradas é que o Fernando Franco passou a ofertar os serviços de ortopedia e odontologia, o que também contribui para o aumento dos atendimentos”, destacou a coordenadora administrativa do HPP, Josineide Oliveira.

Durante os fins de semana e às segundas-feiras, o fluxo é mais intenso e, semanalmente, a média de atendimentos é de 1.700 no setor clínico e 770 no setor pediátrico. “Hoje, estamos muito mais organizados, de fato, com a escala médica atendendo de forma regularizada e podemos ofertar outros serviços à população, o que só tende a melhorar ainda mais o atendimento”, ressaltou a coordenadora. 

Com a bebê de 1 ano e 11 meses, Tamires Conceição saiu do bairro Atalaia para ter atendimento no Fernando Franco. “Minha filha estava com uma febre que não diminuía, então, resolvi trazê-la à urgência porque soube que estava bem organizada. É a primeira vez que venho e gostei do atendimento”, afirmou. 

Lidiane Caranira também recorreu ao HPP para que a filha pudesse ter atendimento. Ela é moradora do bairro Santa Maria e, como a febre da sua bebê também não cessava, resolveu recorrer à urgência. “Não tenho o que reclamar do atendimento. Até quando demorar um pouco eu entendo porque tem dias que está muito cheio e precisamos ter paciência mesmo, mas, gosto do serviço e sempre sou bem atendida. Agora, percebo que as coisas estão mais ágeis e isso é muito bom, ainda mais se tratando de saúde”, considerou. 

A coordenadora do HPP, no entanto, fez uma ressalva quanto aos atendimentos. “É preciso ressaltar que o Fernando Franco é uma unidade de urgência e emergência. Muitas vezes recebemos pacientes que vêm para cá com uma dor de cabeça, uma cólica menstrual. Para esses casos mais brandos, existem as Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em dias se segunda, por exemplo, atendemos pessoas que só vêm em busca de atestado médico e não deve ser por esse caminho. As pessoas precisam perder essa cultura de sempre recorrer ao serviço de urgência em casos simples. O andamento do serviço também pode contar com um pouco mais de compreensão da população quanto a isso”, frisou.