Projeto Cultivando Cidadania se torna exemplo para Prefeitura de Salvador

Agência Aracaju de Notícias
25/03/2019 10h23
Início > Notícias > Projeto Cultivando Cidadania se torna exemplo para Prefeitura de Salvador

Criado pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social, o projeto Cultivando Cidadania despertou o interesse da Prefeitura de Salvador, que convidou membros da administração municipal aracajuana para apresentar a experiência da capital. 

Com o objetivo de proporcionar a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão em construir uma cidade mais humana, criativa e inteligente. O responsável por ter ido a Salvador, na última semana, explicar o funcionamento do projeto, foi o agrônomo e coordenador da Diretoria de Segurança Alimentar, Ivan Barreto. A visita aconteceu durante um seminário dividido em dois momentos: um deles foi reservado somente para falar da experiência exitosa de Aracaju.

"Os membros da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza de Salvador apreciaram o Cultivando Cidadania e já querem escrever o projeto, conseguir recursos e colocá-lo em prática", contou. Durante sua visita, Ivan chegou a conhecer a primeira horta construída pela Prefeitura de Salvador, localizada em um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da cidade e semelhantes às existentes na capital sergipana.

A característica responsável pelo sucesso do projeto Cultivando Cidadania é sua capacidade de unir a assistência social, já que contempla famílias registradas no Cadastro Único e beneficiadas pelo programa Bolsa Família do Governo Federal, e a segurança alimentar, pois incentiva os usuários a plantarem e cultivarem alimentos saudáveis sem utilizar agrotóxicos. "O diferencial desse programa é que, com poucos recursos, podemos fazer uma política pública que dá resultados imediatos", afirma a diretora de Segurança Alimentar, Rosane Cunha.

São plantadas hortaliças de ciclo curto, como coentro, alface, cebolinha, tomate e quiabo. Isso proporciona aos usuários uma alimentação balanceada, com acompanhamento de nutricionistas e a presença de agrônomos nas hortas para acompanhar a plantação das hortaliças. Foram contempladas cerca de 50 famílias em situação de pobreza e inseridas em hortas orgânicas, distribuídas pelos quatro cantos da capital sergipana, onde aprendem, na prática, técnicas de plantio, colheita e venda de produtos sem agrotóxicos. A meta da secretaria é beneficiar 70 famílias até o final deste ano.

Representatividade e legado

O programa Cultivando Cidadania transformou Aracaju na capital nordestina pioneira em aplicar as técnicas de plantio como forma de renda em locais de característica urbanística. O projeto faz da capital um reduto de superação de desafios em meio à crise econômica atual, ao gerar renda a partir de uma atividade simples e existente desde o período evolutivo humano: plantar.

"Traz uma perspectiva educativa imensurável, pois as pessoas participam de oficinas de educação alimentar e discutem sobre a própria saúde", pondera Ivan Barreto sobre a representatividade do projeto para a capital. O agrônomo destaca ainda o engajamento e o cuidado dos beneficiados em produzir o alimento que "amanhã estarão em suas próprias mesas".

Hortas são uma novidade em Aracaju e a população encarou bem a ideia de lidar com a terra em pleno espaço urbano. Rosane Cunha afirma querer usufruir desses produtos saudáveis como consumidora, privilégio que significa um importante legado. "É uma coisa que vou levar para o resto da vida. Eu sempre acreditei muito em tudo que estava escrito naquele projeto", afirma.

Projeto premiado

Essa eficiência rendeu o Prêmio Progredir, do antigo Ministério do Desenvolvimento Social, conquistado na categoria Nordeste. A premiação possibilitou ao projeto, captar, por meio do convênio com o Governo Federal, cerca de R$ 800 mil que, segundo Rosane Cunha, serão aplicados no projeto para sua melhoria e ampliação.

Antes, em novembro de 2018, a Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju recebeu a visita dos representantes da Diretoria de Segurança Alimentar ligada à Prefeitura de Salvador, pois eles haviam conhecido o Cultivando Cidadania em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, em outra cerimônia de apresentação da iniciativa.