Trabalho planejado garante efetividade na coleta de entulho na capital

Serviços Urbanos
25/03/2019 15h26



A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza, cotidianamente, ações que objetivam melhorar ainda mais a limpeza pública da capital. Entre estas medidas, fruto de uma gestão planejada e eficiente, está o recolhimento de entulho, incluído, diariamente, na programação de serviços da Diretoria de Operações da empresa. 

Ao todo, a Emsurb disponibiliza à população 24 caixas estacionárias, de 30 m³ e 5m³, espalhadas em locais estratégicos da cidade, que recebem o RCD (resíduos de construção e demolição) provenientes, em sua maioria, de pequenas reformas. Em algumas localidades, há um agente de limpeza que verifica o tipo de resíduo e direciona os moradores para o descarte correto. 

Aliado a isso, todos os dias, com o auxílio de nove caçambas e três pás carregadeiras, equipes fazem o recolhimento do entulho em pontos viciados de descarte irregular da capital. Todo o material recolhido segue para a unidade de RCD no município de Nossa Senhora do Socorro. Segundo dados da Diretoria de Operações, a empresa recolhe em média 4,127 toneladas de material por mês. No ano passado, as equipes coletaram 49.534,36 toneladas deste tipo de resíduo.

Para o diretor de Operações, Bruno Moraes, as ações criativas, a exemplo da recuperação de pontos viciados com intervenção de paisagismo, desenvolvidas desde o início da administração municipal, têm contribuído para conscientizar a população com relação ao descarte correto dos resíduos. “No tocante à coleta de entulho, os cidadãos contam também com o Ecoponto - Estação de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos, no Bairro Industrial, que recebe resíduos até 1m³”, explicou.

O diretor acrescentou, ainda, que o programa de educação ambiental, realizado em parceria com uma das empresas responsável pela limpeza da cidade, que leva aos moradores orientações sobre o descarte consciente, está refletindo na mudança de comportamento de algumas pessoas e, com isso, contribuindo para a redução do quantitativo de material recolhido pelas equipes da Emsurb.

Descarte irregular é crime

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação. O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 4.452/2013. As denúncias podem ser feitas pela população à Guarda Municipal por meio do telefone 153 ou do Whatsapp 98166-7790, pela Sema nos telefones 3225-4151/4178 ou através da Ouvidoria da Emsurb, pelo número 3021-9908.