Profissionais da Saúde começam a preparação para Campanha de Vacinação contra a Influenza

Saúde
25/03/2019 18h20

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), reuniu na tarde desta segunda-feira, 25, profissionais da Rede de Frio, que é o setor responsável pelo armazenamento e distribuição de imunobiológicos para as salas de vacina. O encontro aconteceu na sede da SMS, e teve o objetivo de apresentar o plano de ação para a 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza de 2019.

A campanha acontecerá no período de 15 de abril a 31 de maio de 2019, tendo o dia 4 como o "Dia D" de mobilização nacional. Em Aracaju, são esperadas 151.660 pessoas a serem imunizadas e a meta mínima é de 90% o que corresponde, a 136.440 imunizados.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações e de doenças imunopreveníveis de Aracaju, Ilziney Simões, o público prioritário é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos; indivíduos com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas; trabalhadores da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; adolescentes entre 12 e 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

"Porém é importante informar que 15 a 19 de abril serão vacinadas as crianças e as gestantes. Então, nessa semana só vai para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) tomar a vacina esse público. Destacamos que durante a campanha aproveitaremos para atualizar a situação vacinal, com o intuito de melhorar as coberturas, e consequentemente, mantermos sob controle as doenças imunopreveníveis. Para tanto se faz necessário que o usuário apresente o cartão de vacina para averiguação das reais necessidades", argumentou.

Ainda segundo Ilziney a partir desta reunião será realizada nos dias 3 e 4 de abril, um encontro com os profissionais da Rede de Atenção Primária (Reap) para passar todos os cuidados que devem ser adotados na Campanha.

"É importante que a população tenha ciência de que é uma vacina destinada a um público alvo específico, e que a gente precisa focar a oferta pois eles são os mais vulneráveis a sofrer os agravamentos de infecção por influenza. O Programa de imunização também discutirá junto a Diretoria de Vigilância à Saúde (DVAS) sobre estratégias a serem adotadas para melhor ofertar a vacina contra a influenza para a comunidade aracajuana", reforçou a coordenadora.

Para a responsável pela Rede de Frio da SMS, Ana Paula Machado, essa reunião de hoje foi muito significativa quanto ao planejamento estratégico, visto que é uma campanha nacional de extrema importância para o combate e prevenção dos vírus da Influenza.

"Hoje resolvemos toda a dinâmica de distribuição das vacinas nas Unidades, com a finalidade de que em nenhuma UBS falte vacina, pois algumas são mais procuradas que outras e este gerenciamento é muito importante durante toda a campanha", afirmou.

Dia D

No sábado dia 04 de maio ocorrerá à mobilização nacional. Neste dia, as UBS estarão abertas para aplicação da vacina. A imunização contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Documentos necessários para receber a dose da vacina:

- Cartão de vacinação

- Documento de identificação

Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais:

- Apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação

- Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a dose, sem necessidade de prescrição médica

Profissionais do público-prioritário:

- Professores devem apresentar contracheque ou crachá