Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Obras e Urbanização

Prefeitura recupera mureta do canal da avenida Airton Teles

25/03/19 17h07

Sempre buscando se antecipar às chuvas e seus efeitos imediatos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), adota sempre um cronograma de trabalho onde estão presentes ações preventivas e ainda serviços de reparos e reconstruções de dispositivos do sistema de drenagem que corta da capital sergipana. Um dos locais onde a combinação de salinidade, efeitos climáticos e falta de manutenção resultou em surgimento de fendas na mureta e quedas na estrutura de contenção foi o canal da avenida Dr. Airton Teles, localizado numa área de intersecção entre os bairros Santo Antonio, Getúlio Vargas e Centro.

Tão logo tomou conhecimento do fato, a empresa municipal passou a recompor e reforçar o muro da proteção do canal e evitar danos ainda maiores, principalmente com a instabilidade do tempo prevista para os próximos dias. Os serviços foram iniciados na última semana e, em alguns trechos, já foram erguidas as novas estruturas. Partes das antigas muretas haviam desmoronado, pois sofreram desgastes do tempo e a recuperação está sendo executada nos pontos que cederam.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, se trata de um canal de macrodrenagem, que faz parte da confluência de uma microbacia composta localizada na porção norte da cidade. "Se a gente soma os canais das avenidas Gentil Tavares, av. Visconde de Maracaju e Airton Teles somam uma área de cerca de 4,84 km², ou seja, um ponto que sempre haverá de receber manutenção para não comprometer a vazão das águas pluviais. Acrescente-se a isso o número de veículos que passam diariamente nesta região, causando pequenas e quase imperceptíveis tremores o que acaba atingindo as estruturas das margens deste canais", detalha o secretário.

"E para não haver maiores problemas nem na drenagem, tampouco na mobilidade, estamos tomando todas as providências a fim de garantir o máximo de segurança para quem usa a avenida como roteiro e mais ainda que as estruturas consiga suportar o volume de águas quando as chuvas se inclinarem a serem mais fortes", finaliza o secretário.

Solicitação

A Emurb possui canais de comunicação para que a população possa solicitar serviços. Para registrar a solicitação, basta entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa, por meio do telefone (79) 3179-1619, pelo endereço eletrônico comunica.emurb@aracaju.se.gov.br, e pelos perfis no Twitter (@emurb) e no Facebook (www.facebook.com/Emurb).