Bairro Industrial é contemplado com formação de Núcleo Comunitário de Defesa Civil

Defesa Civil
25/03/2019 17h57

Na manhã desta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou a última aula do processo de formação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec), no Bairro Industrial. A localidade é considerada uma área de risco e integra o plano para redução de impactos da chuva e prevenção a possíveis desastres.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que essa é uma ação que revela o avanço do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju, no que diz respeito ao projeto Aracaju Cidade Resiliente. "O trabalho dos membros da Defesa Civil é extremamente importante para o desenvolvimento da comunidade, que se sente participante nesse processo, o que é muito importante", pontuou.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, indica que esse será o 5º Núcleo Comunitário formado na capital, contemplando, mais uma vez, a zona Norte. "Essa é uma área que demanda uma atenção maior por possuir uma quantidade significativa de áreas de risco. Isso ocorre em função do relevo da localidade, que presenta áreas com morro e encosta. Sentíamos necessidade passar informações para essas pessoas e torná-los multiplicadores, para contribuir com a redução de riscos, especialmente para o período chuvoso", explicou.

Os moradores puderam apontar as áreas com maior vulnerabilidade, com base nas suas experiências. Esses pontos foram visitados juntamente com a equipe da Defesa Civil, como explica a geóloga do órgão, Luísa Franco. "A partir desse reconhecimento, na comunidade, poderemos determinar quais são os pontos prioritários para a realização das intervenções que se façam necessárias", indicou a geóloga.

Maria Silva, 67, moradora do Bairro Industrial, considera importante a participação da comunidade na identificação das situações de risco. "A gente observa o mapeamento e os lugares de risco. Pudemos procurar as casas que apresentam rachaduras, também, e aprender como ajudar os demais moradores de áreas de risco, quando estive chovendo. O Nudec nos ensina tudo isso", declarou a moradora.

Já Maria Santos, 71, também participante da capacitação, faz questão de acompanhar e mostrar as áreas de rico na sua comunidade. "Todos os dias eu observo a minha casa e da vizinhança para ver se tem rachadura, além de adotar medidas para prevenir que não ocorra deslizamento. Eu mudei totalmente minha visão depois das aulas. Agora eu tenho mais experiência", indicou.

Esse foi o quarto dia da capacitação desenvolvida no espaço do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), para a formação do Nudec Industrial. O último encontro, programado para a próxima quarta-feira, 27, resultará na certificação dos membros do Núcleo, que atuarão na comunidade em auxílio às ações da Defesa Civil, enquanto voluntários.

 De acordo com o secretário da Defesa Social, Luís Fernando, a equipe dará continuidade ao processo de formação dos Nudesc, na capital, para cumprimento das metas previstas no Planejamento, que almeja a formação de dez Núcleos, até 2020. "Todos os envolvidos estão de parabéns e a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania só tem a agradecer a abnegação dessas pessoas, que trabalham após o horário de expediente e nos finais de semana para trazer mais tranquilidade e mais segurança à nossa capital", considerou.