Ocupe a Praça traz programação especial de aniversário de Aracaju nesta quarta-feira

Cultura
26/03/2019 10h24

Um dos principais palcos da cena cultural de Aracaju dos anos 80, o “Circo Amoras e Amores”, ganha uma releitura especial nesta quarta-feira, 27, Dia Mundial do Teatro, com o  projeto ‘Ocupe a Praça’. Em celebração aos 164 anos da capital, a Prefeitura de Aracaju realiza junto à Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), através do Núcleo de Produção Digital (NPD) Orlando Vieira, uma homenagem ao movimento cultural que influenciou uma geração, promovendo uma programação recheada de inúmeras atrações. O evento começa a partir das 18h30, no Centro Cultural de Aracaju (CCA), localizado na praça General Valadão, considerado o marco zero da capital. 


Dedicado ao universo teatral, espaço onde a dramaturgia e as expressões ganham força, o ‘Ocupe a Praça: Amoras e Amores’ traz para participar do quadro ‘Liquidifica Diálogos’ o promotor da cultura brasileira, Perfeito Fortuna, que foi o fundador do ‘Circo Voador’ no Rio de Janeiro, condicionando diversas mudanças na cena cultural de Aracaju. A proposta do debate é encorajar a população aracajuana a novas perspectivas para temas ligados às questões atuais e, em especial, a formação cultural por meios da diversidade de repertórios. 

Ao lado do Perfeito Fortuna estará Jorge Lins, o ator e produtor cultural sergipano que, diante do prestígio de conhecer o ‘Circo Voador’, criou o ‘Circo Amoras e Amores’ em Aracaju, originado no ‘Grupos Raízes’, em 1980. Juntos, eles contarão da construção e as experiências com o projeto que possuíam como objetivo principal ser o diferencial artístico de ambas as cidades.  

A programação do ‘Ocupe a Praça: Amoras e Amores’ também contará com a exibição de um documentário produzido pelo NPD, com entrevistas,  imagens e fotografias de figuras sergipanas importantes, como Irineu Fontes, Solange Gomes, Erê, Silvio Karne Krua, dentre outros. Em seguida, o público entenderá “Como surgiu o Amoras e Amores”, com a apresentação do enredo em forma de ‘Esquete’  (conjunto de cenas teatrais que se apropria do humor), sob a direção de Jorge Lins. 

Durante a trajetória do ‘Circo Amoras e Amores’, foram recebidos diversos artistas como os Titãs, Luiz Gonzaga, Capital Inicial, Geraldo Azevedo, Tânia Alves, etc. Por isso, para celebrar e reviver a época, quatro bandas sergipanas farão a releitura de músicas nacionais e sergipanas que faziam sucesso, além de canções autorais dos grupos convidados. São elas: Donali, Mestre Madruguinha, Banda Corações Partidos e Cidade Dormitório. 

Segundo a coordenadora do NPD, Graziele Ferreira, a proposta desta edição do Ocupe a Praça não é somente reviver o ‘Circo Amoras e Amores’, mas, principalmente, promover uma formação cultural para a geração artística-cultural que não conhece a história. “O projeto traz uma programação com diversas atrações, diversidade de repertórios e uma releitura cênica, cinematográfica e musical, além de estimular na população a reflexão sobre a nossa autoestima, mexendo com a estrutura do pensamento cultural  sobre nós mesmos”, afirmou. 

Programação 

18h30 | Liquidifica Diálogos- Amoras e Amores
                           Jorge Lins e Perfeito Fortuna
 
20h30 - Exibição Doc. Amoras e Amores 

21h | Apresentação Teatral - “Como Surgiu o Circo Amoras e Amores” 

21h30 - Apresentação Musical
                        Donali
                        Banda dos Corações Partidos 
                        Mestre Madruguinha 
                        Cidade Dormitório