Edvaldo inaugura novo espaço da Emei Etelvina Amália Siqueira

Agência Aracaju de Notícias
28/03/2019 10h41

O prefeito Edvaldo Nogueira inaugurou na manhã desta quinta-feira, 28, a nova área da Escola de Ensino Infantil (Emei) Etelvina Amália de Siqueira, localizada no bairro Porto Dantas. Instalado em um prédio alugado pela gestão municipal, o espaço atenderá mais 160 crianças, em turmas de 5 anos, ampliando o acesso ao ensino infantil em uma das regiões mais populosas da capital sergipana. Com a incorporação do anexo à escola, a  Prefeitura conseguiu suprir a demanda de matrículas e zerar a lista de espera para creche e pré-escola nas comunidades do Coqueiral e Porto Dantas.

“É uma obra maravilhosa porque quando inauguramos uma escola plantamos uma semente para o futuro. Com esse anexo ampliamos a oferta de educação infantil em 226 vagas zerando a demanda dos bairros Coqueiral e Porto Dantas. Isso mostra a importância dessa. É uma escola completa, totalmente arrumada, bonita, possui todos os kits que entregamos ontem, já instalados. Ou seja, tem a estrutura a dignidade que a população merece”, destacou o prefeito Edvaldo Nogueira.

Em seu discurso, Edvaldo lembrou todas as obras estruturantes já executadas na localidade, mas definiu a ampliação da Emei como uma das ações mais importantes. “Entregamos uma obra grandiosa no Coqueiral, com a infraestrutura de 27 ruas, realizamos a operação tapa-buraco em diversas vias, entregamos a Orla em parceria com o Governo do Estado, e sei da importância de todas essas obras porque trouxeram dignidade para a população. Mas para mim, essa obra representa mais porque estamos investindo no futuro das crianças. Quando inauguro uma escola a felicidade é redobrada porque sei que estamos plantando sementes que talvez nem eu colha, já que em dois anos meu mandato termina, mas a sociedade colherá. Se a gente plantar bem e tiver quem regue, teremos melhorias grandes no futuro”, salientou.

De acordo com a secretária municipal da Educação, Cecília Leite, com a criação do anexo foi possível universalizar o ensino na região. A gestora enfatizou que a medida representa um grande avanço na educação do município. “Esse prédio está completamente preparado e vai funcionar somente como pré-escola. Com esse anexo fizemos um reordenamento institucional da oferta de educação infantil no Coqueiral e Porto Dantas, universalizando o ensino.  A sede original passa a funcionar somente como creche, assim como a Emei Berenice Campos, no Porto Dantas. Hoje, conseguimos atender, na educação infantil, toda a demanda manifesta desses bairros. Todas as mães que desejavam colocar seus filhos na escola conseguiram”, detalhou Cecília Leite.

Readequação

Inaugurada em 2007, na gestão anterior do prefeito Edvaldo Nogueira, a Emei Etelvina Amália Siqueira atende 370 crianças, das comunidades dos bairros Coqueiral e do Porto Dantas. Para colocar o anexo em pleno  funcionamento, a gestão municipal realizou adequações no novo prédio, alugado. Foram investidos quase R$ 70 mil. Parte do valor será diluída no pagamento dos aluguéis. Agora, completamente estruturado para receber os estudantes, a nova área da unidade de ensino infantil conta com mais quatro salas de aula, uma brinquedoteca, uma sala para leitura, um refeitório e uma cozinha. Serão atendidos 160 estudantes, por oito educadores.

Para a diretora da Emei Etelvina Amália Siqueira, Cristiane Oliveira Santos, a instalação do anexo é a concretização de um sonho. “Não só para mim, mas para toda a comunidade que almejava muito acabar com esse problema de oferta de vagas. E realmente acabou. Não temos mais lista de espera. Sou diretora há cinco anos, mas trabalho na comunidade há 15, então vivenciei todo o processo. Esse anexo já fez grande diferença para essas regiões. É uma felicidade imensa”, comemorou a diretora.