Obra no Japãozinho começa a transformar vida dos moradores

Agência Aracaju de Notícias
05/04/2019 09h10
Início > Notícias > Obra no Japãozinho começa a transformar vida dos moradores

Homens trabalhando, máquinas andando de um lado para o outro, poeira, cheiro de cimento e barulho de motor de caminhão. Esse é o cenário no bairro Japãozinho, zona Norte de Aracaju, que recebe uma obra esperada por seus moradores há mais de 30 anos: a construção e cobertura do canal. A Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), segue executando a obra, que se aproxima da conclusão. Mas, mesmo antes de chegar esse dia, os moradores da comunidade, já comemoram.

O aposentado Degivaldo Santos sabe bem os transtornos que passou, mas se sente aliviado em ver que a vida no Japãozinho já começa a mudar. "O sofrimento aqui era grande. Durante as enxurradas, a calçada da minha casa quebrou. Agora, a sensação é de alívio, porque tenho a certeza que nunca mais vou colocar os pés na lama. Pode chover à vontade que tudo vai ficar no lugar", afirma.

Aos poucos, a paisagem do bairro vai se modificando e as mudanças começam a aparecer no mesmo ritmo do andamento da obra. Uma delas é a acessibilidade. "Antes, na minha rua, nem um carro chegava aqui. Agora já é possível passar", relata a dona de casa Tânia Santos.

Quem tem comércio se preocupa com a clientela, que fica impossibilitada de comprar os mantimentos. Dono de uma pequena mercearia, o comerciante Geová de Jesus não relutou em elogiar a construção do canal. "Obra excelente, esperada há mais de 30 anos. Foi uma promessa de campanha do prefeito Edvaldo Nogueira, que está sendo cumprida. E vai resolver todos os problemas e transtornos que tínhamos aqui quando chovia, principalmente para nós os comerciantes", explica.

As dificuldades eram imensas e os moradores não esquecem. Alguns, como o comerciante Daniel Ramos, chegavam até a improvisar a passagem para chegar a casa. "Fiz uma contenção de pneu. Coloquei muito aterro na frente da venda para, com meu carro, ter acesso à minha residência", relembra.

Ratos, insetos, mau cheiro, enchentes e medo da chuva são coisas do passado na vida dos moradores do bairro Japãozinho. A obra, que está ajudando a virar essa página, incentiva os moradores a fazerem planos para um futuro mais tranquilo e digno. "Já estou pensando em ampliar meu negócio", planeja Daniel Ramos.

A Obra

A obra representa um marco nas políticas públicas de infraestrutura e saneamento básico do Japãozinho e anuncia um novo tempo na capital: o desenvolvimento. No bairro, está sendo implantada uma rede de drenagem, rede coletora de esgoto e pavimentação na avenida A, na rua B e na travessa B, região em que se situa o canal. Foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão, conveniados com o Governo Federal, e mais da metade da obra já foi construída.