Prefeitura comemora primeiro ano de formação dos Nudecs em Aracaju

Defesa Social e Cidadania
09/04/2019 15h27

Os Núcleos de Defesa Civil da Comunidade (Nudec) acumulam resultados positivos, neste primeiro ano de atuação. O projeto de formação, iniciado em março de 2017 pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), contemplou, inicialmente, os bairros Porto Dantas, Jabotiana e Cidade Nova. A estruturação dos Nudecs integra o Planejamento Estratégico da capital, por meio do projeto Aracaju Cidade Resiliente. As ações são executas de maneira a fortalecer a interação entre os moradores de áreas de risco com a Defesa Civil Municipal para implementação de ações preventivas e otimização de serviços para redução de riscos.

O secretário da Defesa Social, Luís Fernando Almeida, avalia o fortalecimento do diálogo com as comunidades como fator determinante para o sucesso das ações de prevenção. "Essa é uma prioridade para a gestão. Apesar de atuarmos de forma estratégica e permanente, especialmente nas localidades com maior risco, consideramos que o estreitamento desses laços possibilita a otimização dos serviços e o alcance de resultados eficientes, como podemos constatar nesse primeiro ano de atuação dos Nudecs", avaliou o secretário.

De acordo com o Planejamento, está prevista a formação de 10 Nudecs até o final de 2020. Além dos bairros citados, foram concluídos, já em 2019, os núcleos dos bairros Industrial e Soledade. Assim, até o momento, já foram formados cinco Nudecs, correspondendo a 50% da meta estabelecida. As localidades são selecionadas conforme análise das demandas, sendo priorizados os bairros com maior índice de ocorrências ou problemáticas registradas pela Defesa Civil.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, demonstra satisfação com o sucesso da iniciativa. "A criação dos Nudecs tem sido algo inovador em Aracaju. Eles vêm cumprindo o objetivo para o qual foram criados: ajudar a Defesa Civil na prevenção de riscos. Isso acontece por meio do fornecimento de informações sobre os riscos aos quais a comunidade está sujeita, possibilitando uma rápida intervenção diante da identificação de sinais de anormalidade ", afirma Sílvio.

A assessora de Planejamento da Semdec, Rosimari Cavalcanti, também ressalta as vantagens que resultam dessa mutualidade entre o órgão e os moradores. "Os membros dos núcleos são moradores da região, vivenciam os problemas do bairro e podem colaborar de maneira efetiva com a Defesa Civil. Atuam, especialmente, como porta de entrada para realização de ações preventivas, alcançando os demais moradores de forma mais facilitada", afirma a assessora.

Resultados

Para o coordenador do Núcleo no bairro Jabotiana, José Guedes, o projeto trouxe muitas melhorias para o bairro. "Algumas das mudanças proporcionadas pelo Nudec foram a limpeza dos canais e sistemas de drenagem, através da Emsurb e Emurb, e a conscientização no que diz respeito ao descarte de resíduos nas ruas. As pessoas passaram a ter mais cuidado quando vão fazer obras em suas casas, contratam caçambas para fazer o armazenamento dos resíduos, evitando assim o entupimento dos bueiros", aponta.

Assim como Guedes, a coordenadora do Nudec Cidade Nova, Cristiane de Oliveira, demonstra contentamento com a criação do núcleo em seu bairro, principalmente por conta da aproximação entre a Defesa Civil e a comunidade. "Com o Nudec, nós temos como entrar em contato diretamente com a equipe e passar informações mais precisas às pessoas sobre como proceder caso haja algum evento adverso", aponta Cristiane.


Como exemplo das ações desenvolvidas, a coordenadora chama atenção para o resgate de uma área no bairro, antes utilizada pelos moradores para descarte de lixo. A realidade do local foi transformada a partir da ação conjunta. "Durante esse período, o que trouxe mais satisfação foi o caso da "lixeira", que era inadmissível e foi pautada pelo Nudec. Após ação conjunta dos órgãos da Prefeitura, o problema foi sanado com a limpeza e jardinagem no local. Para conscientizar as pessoas nós do Nudec realizamos ações de conscientização para a comunidade, em parceria com a Defesa Civil, e surtiu efeito positivo. As pessoas não jogam mais lixo no local. Essa ação foi inesquecível", conta Cristiane.

Já para o coordenador do Nudec Porto Dantas, Minerval Souza, a principal mudança trazida pela formação do Nudec foi a conscientização dos moradores, a sensação de segurança, a partir da presença mais efetiva da Defesa Civil. "Eu observei que engajou as pessoas aqui do bairro para ficarem mais atentas aos problemas que vierem a surgir", aponta Souza.


Voluntariado

A participação dos membros do Nudec ocorre de forma voluntária. A dedicação resulta em benefícios para toda a comunidade. "Eu me sinto feliz, diria até que lisonjeado, por contribuir voluntariamente para a comunidade", afirma o coordenador do Nudec Jabotiana, José Guedes .

Minerval Souza também demonstram imensa satisfação em prestar o serviço. "Desde que eu assumi esse trabalho voluntário, me sinto orgulhoso em fazê-lo", frisa.