Parcerias da Prefeitura com o setor privado têm beneficiado a população

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2019 09h00

Conhecida como PPP, a parceria público-privada é um meio em que o setor público encontra para trabalhar de forma conjunta com a iniciativa privada para levar um serviço para a sociedade e, simultaneamente, economizar custos com o projeto oferecido. Na atual gestão da Prefeitura de Aracaju, esse tipo de parceria vem sido frequentemente adotada e os resultados são recebidos de forma positiva pelos aracajuanos. Diversas áreas, como infraestrutura, saúde, entretenimento e turismo, já foram beneficiadas com esta modalidade de união entre os dois setores.  

Empresas como Banese, que atuou em parceria na realização do Réveillon, o grupo Assaí, na revitalização de praças em Aracaju, o grupo Riomar, na construção da rua Doutor José Augusto Soares Barreto, e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), que colaborou na mudança da sede da Fundação Municipal de Formação Para o Trabalho (Fundat), servem como bons exemplos.

Entre as diversas parcerias que vêm sendo construídas nos últimos dois anos, uma das instituições que se destaca na colaboração dos projetos é a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio), que cooperou para a realização do Natal Iluminado, em 2018, trabalhando na iluminação decorativa durante o período festivo. Para o presidente da Fercomércio, Laércio Oliveira, com a união das iniciativas pública e privada, quem sai ganhando são os aracajuanos. "Firmar a parceria com a Prefeitura de Aracaju para realizar o Natal Iluminado foi muito importante. Com a junção de forças entre a iniciativa empresarial e o poder público, quem ganhou foi o povo de Aracaju e todo Sergipe, por ter o seu cartão postal especial de Natal devolvido para a cidade", enfatiza. Laércio Oliveira ainda destaca que esse tipo de acordo beneficia setores da economia local, além do bom serviço oferecido aos cidadãos. "O evento feito nessa exitosa parceria tem dado grandes resultados para o turismo de nossa cidade, para o comércio e para toda a população, são vários pontos positivos em que todos são beneficiados", destaca.

Qualidade de vida

Não é apenas o aspecto econômico e comercial que é alvo das parcerias realizadas entre a Prefeitura de Aracaju e as empresas privadas. Com o objetivo de proporcionar maior bem-estar aos cidadãos aracajuanos, o programa Academia da Cidade é voltado ao estímulo da prática de exercícios físicos, sempre com o apoio e orientação de profissionais qualificados, também desenvolvido em parceria com a iniciativa privada. Um destes parceiros é o Instituto GBarbosa (IGB), que realizará diversas atividades da Academia da Cidade, sejam elas em grupo ou individual, como parte da programação do IGB 50+, espaço localizado na zona Norte de Aracaju.

 Desta maneira, moradores de uma região que não ainda não tinham acesso ao serviço, poderão usufruir dos benefícios do programa. O prefeito Edvaldo Nogueira acentua que o objetivo, além de levar mais serviços para a população, é suavizar os custos da manutenção do projeto, ajudando nas finanças da Prefeitura. "Os outros polos da Academia da Cidade são mantidos com recursos próprios e do Governo Federal. Com o convênio que celebramos, vamos ampliar os serviços, levando as atividades para dentro de uma área adequada, disponibilizada pelo GBarbosa. É uma inovação bastante positiva e que vai nos trazer grandes frutos. Acredito nas parcerias e vejo nelas a solução para os problemas, por isso as defendo. Sozinhos não resolvemos nada", realça.

O vice-presidente do IGB, Fábio Oliveira, enfatiza o quanto é positivo para a rede de supermercados participar de programas que almejam melhorar a saúde da população. "A Academia da Cidade certamente é essencial para a qualidade de vida de uma pessoa. É muito pertinente cuidar da sua saúde em um estágio anterior de procurar um médico em um eventual problema. Então, as pessoas que têm 50 anos ou mais ainda têm muitos desafios pela frente, muitos planos a serem realizados, por isso é importante cuidar da saúde. Nesse sentido, a Academia da Cidade vem contribuindo para um envelhecimento mais saudável", salienta. O novo polo da Academia da Cidade na zona Norte funciona sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 8h, e das 15h às 17. 

Universidade na prática

Ainda no âmbito da saúde, outro convênio que trará bons frutos para a população aracajuana é o projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit) , no bairro 17 de Março. A primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro, inaugurada recentemente, terá a manutenção estrutural garantida pela Unit. De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriel Franco, a cooperação firmada entre a Prefeitura e a Unit representa um dos princípios do Ensino Superior, que é levar o conhecimento acadêmico para a prática. "O que motiva as ações de interlocução entre a Prefeitura de Aracaju e a Universidade Tiradentes, basicamente, é fomentar um dos pilares que constitui o a Educação Superior, que é a parte extensionista. Com o projeto de extensão urbanismo colaborativo (Urb Colab), os alunos praticam o que aprendem em sala de aula, e uma das coisas que mais possibilita nessas trocas entre instituições públicas é a possibilidade de o aluno vivenciar, na prática, ações de sua profissão", explica.

De acordo com o diretor da área de saúde da Unit, Hesmoney Ramos, a gestão da UBS será em parceria com a universidade. Além disso, também será um local de atuação dos estudantes. "Nós estaremos junto com a administração municipal ajudando a gerir, ajudando na manutenção e trazendo nossos alunos que, futuramente serão funcionários dessa e de outras unidades de saúde da cidade. Nossos alunos estarão com os nossos docentes em treinamento e assim que terminarem esse treinamento estarão prontos para trabalhar nessas unidades de saúde", afirma o diretor.

Além do trabalho de infraestrutura feito no bairro 17 de Março, a Unit e a Prefeitura já atuaram juntas em outros locais com o mesmo intuito, como em uma praça no bairro Santos Dummont, contando também com a ajuda também dos moradores locais. Para Gabriel Franco, a transformação positiva realizada no local só foi possível pelo trabalho conjunto de todos envolvidos, população, Prefeitura e Unit. "O que antes era uma área degradada, dominada por lixo, foi transformado em um espaço de lazer para a população. O desenvolvimento da infraestrutura básica no local pelos alunos só foi possível por ter havido parceria com os moradores locais e Prefeitura", comenta.