Prefeitura apresenta estratégias da Campanha de Vacinação na reunião do CIR

Saúde
16/04/2019 17h38

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou nesta terça-feira, 16, no Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), a terceira reunião ordinária de 2019 do Colegiado Interfederativo Regional (CIR) de Aracaju. A reunião é um espaço institucionalizado do Sistema Único de Saúde (SUS) onde são pactuadas e deliberadas ações de saúde de oito municípios que formam a região.

A pauta da reunião de hoje foram as estratégias da Campanha de Vacinação e a apresentação do sistema com relatórios individuais dos municípios. De acordo com a Diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS), Taise Cavalcante, que foi representando a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a Campanha de Vacinação começou dia 10 de abril e segue até o dia 31 de maio. Em Aracaju, são esperadas 151.660 pessoas a serem imunizadas e a meta mínima é de 90% o que corresponde, a 136.440 de pessoas imunizadas.

"O dia 4 de maio será o "Dia D" de mobilização nacional, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 17h, e a abertura oficial será na nova UBS Roberto Paixão. Já no dia 11 de maio teremos Ponto de vacinação nos Shoppings. Algumas UBS terão horários estendidos, das 17h às 20h, às terças e quartas-feiras. Serão elas: a UBS Amélia Leite e Augusto Franco, nos dias 07 e 08/05; UBS Edézio Vieira de Melo e D. Sinhazinha, dias 14 e 15 de maio, e por fim, as UBS Onésimo Pinto e Manoel de Souza, nos dias 21 e 22 de maio, nestes o público serão todos os grupos prioritários com exceção de crianças", explicou.

Segundo Taise, ainda teremos Pontos de vacinação com o carro do Consultório na Rua. "Das 8h às 12h, nos dias 2 e 3 de maio, na praça Zilda Arns; 7 e 8 de maio, na praça final de linha do Bugio; 14 e 15 na Praça dos Capuchinhos; 21 e 22 no palco da Rua São João e nos dias 29 e 30 de maio na Praça do Castelo Branco. Neste lugares o público-alvo será de crianças a partir de dois anos, idosos, gestantes e puérperas", relatou.

Lembrando que é importante levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Pacientes com comorbidades devem levar receita médica; puérperas devem levar o comprovante de nascimento da criança; doentes crônicos o relatório médico, e trabalhadores da saúde e professores, o comprovante de trabalho.

PPI

Também foi dada a continuidade sobre a Programação Pactuada e Integrada (PPI), que foi o tema principal da última reunião do CIR. O coordenador de Tecnologia da Informação da SMS, Adson Gomes de Oliveira, falou sobre a PPI, que é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) onde, em consonância com o processo de planejamento, são definidas e quantificadas as ações de saúde para população residente em cada território, bem como efetuados os pactos intergestores para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

"Na apresentação de representantes do Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar), durante a última reunião da CIR, foram indicados o déficit dos municípios, o quanto foi retirado de recurso, a transferência para o governo do Estado, o saldo para gastar em Aracaju e o quanto era dívida. Porém ainda faltavam abordar detalhes sobre a utilização, de como, por quem, aonde e quando foram utilizadas essas verbas. Esta demanda foi encaminhada para o nosso setor para detalharmos as contas de cada município, pois o custo para Aracaju está muito alto e é preciso repactuar com transparência. Para isso, é necessário um movimento de priorização, adequando com o recurso que cada município tem", explicou.

Além da capital, o CIR de Aracaju é composto pelos municípios de Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D'Ajuda, Divina Pastora, Santa Rosa de Lima, Riachuelo e Laranjeiras, e tem a função de pactuar e deliberar as ações de saúde de forma regionalizada, essas ações devem ser encaminhadas ao Colegiado Interfederativo Estadual (CIE).