Atuação da Prefeitura consegue conter aumento dos casos confirmados de dengue

Saúde
23/04/2019 16h39

No momento em que os casos notificados de dengue estão aumentando no Brasil, é importante que os aracajuanos fiquem atentos ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. Apesar do intenso trabalho da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), principalmente através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem conseguido manter o mesmo número de casos confirmados em relação a 2018, a população não pode se descuidar da prevenção dos criadouros nas residências.

O alerta aos cuidados dentro de casa tem como base um dado preocupante registrado no último levantamento realizado pela SMS, através das ações de campo dos agentes de combate às endemias: mais de 75% dos focos de larvas do mosquito transmissor da dengue encontrados em Aracaju estão dentro das residências.

Segundo a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde (DVAS) da SMS, Taise Cavalcante, os trabalhos de intensificação realizados pela Prefeitura iniciam sempre em novembro do ano anterior, já que os dois momentos do ano em que os casos de dengue aparecem com maior frequência são nos meses de março e maio.

“Uma das referências do nosso trabalho são as avaliações semanais. Quando detectamos um aumento nos casos de dengue ou das outras arboviroses durante a semana epidemiológica, fazemos o bloqueio de casos eliminando os focos, que são as larvas, e aplicamos o fumacê costal para eliminar os mosquitos adultos. Mas, outra parte vital desse processo é a capacitação dos profissionais médicos e enfermeiros da Rede de Atenção Primária (Reap) sobre os agravos transmitidos pelo Aedes", explicou.

E foi esse conjunto de ações que possibilitou que Aracaju mantivesse o mesmo número de casos esse ano. Em termos de comparação, no primeiro trimestre de 2017, foram notificados 148 casos de dengue, sendo confirmados 57. Já no mesmo período de 2018, foram 45 casos notificados e apenas sete confirmados. Número que se manteve, apesar do aumento de notificações, que totalizaram 101 no mesmo período de referência.

“O ano de 2018 foi muito atípico, foi o mais baixo em números de casos notificados de dengue na avaliação epidemiológica dos últimos dez anos. No entanto, em Aracaju, apesar de terem aumentado o número de casos notificados este ano em relação a 2018, o número de casos confirmados até agora se manteve, foram apenas sete. Estamos trabalhando dentro da normalidade, mas a população não deve se descuidar”, alertou Taise.

No Brasil, segundo o Ministério da Saúde (MS), os casos notificados de dengue no país, até o mês de março deste ano, aumentaram mais de 260%, e em Sergipe, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), este número subiu 330% em relação ao ano passado.