Beira Mar: obra avança sem atrasos e com novos trechos pavimentados

Obras e Urbanização
25/04/2019 09h11
Início > Notícias > Beira Mar: obra avança sem atrasos e com novos trechos pavimentados

Nesta quinta-feira, 25, faz três meses desde que o prefeito Edvaldo Nogueira autorizou a reestruturação da malha viária da avenida Beira Mar. Já foram 90 dias de trabalho, intercalado entre intervenções e melhorias na rede de drenagem, fresagem do antigo pavimento e a reposição de uma nova camada asfáltica. Dos 10km inclusos no projeto, já foram fresados e recapeados mais de 3km, significando que a obra já superou cerca de ¼ de toda a extensão da via e está sendo executada dentro com cronograma estipulado inicialmente.

Quem trafega entre região do Mini Golf e o Centro Cultural de Aracaju, no sentido zona Norte, já sente e a diferença e percebe um novo sistema viário totalmente revitalizado. Quem passa em frente ao Largo da Gente Sergipana percebe a movimentação intensa de máquinas pesadas, veículos de carga e um contingente de profissionais que atuam na fresagem e limpeza do pavimento.

Mesmo com a obra em franco andamento, o trânsito não fica prejudicado e a dinâmica da mobilidade urbana começa a se fortalecer. Além de realizar os serviços em apenas uma parte da via, agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Aracaju (SMTT) orientam os condutores, garantindo mais segurança tanto para quem trabalha quanto para os transeuntes.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura, Sérgio Ferrari, o cronograma vem sendo cumprido rigorosamente e não há nada que aponte qualquer atraso. "O que ocorre é que estamos realizando readequações no sistema de drenagem nos 10km da via e nas ruas do entorno. Por exemplo, na área dos mercados centrais, há equipes identificando e resolvendo os problemas na rede. Próximo à avenida Anísio Azevedo e nas imediações da rótula da Atalaia, há ações semelhantes. E, quanto à parte de pavimentação e fresagem, asseguro com tranquilidade que está um pouco mais célere do que prevíamos inicialmente. Vamos permanecer tocando a obra, gerando o mínimo de transtorno possível e melhorando cada vez mais a mobilidade da cidade", explica Ferrari.

Investimentos

Orçada em cerca de R$ 10 milhões, conveniados entre a Prefeitura de Aracaju e o Governo Federal, os recursos estão sendo destinados à fresagem do piso existente, criação de novo piso viário, construção cerca de 100 rampas para acesso de pessoas com deficiência, calçadas e sinalização vertical e horizontal. Esta obra tem uma característica inovadora na área da sustentabilidade, já que o material retirado no processo de fresagem será encaminhado para a usina de asfalto da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) para ser reciclado e reutilizado nas obras de recapeamento asfáltico em diversas vias da cidade.

Além da avenida Beira Mar, outros três corredores serão integralmente recuperados. Pelo Plano, a Prefeitura instalará ainda 150 novos abrigos de ônibus, construirá um novo terminal na região dos Mercados Centrais, reformará o terminal da Atalaia, construirá uma Central Semafórica, além de instalar semáforos inteligentes, serviço que já foi iniciado no ano passado.